Acontece

A prestigiada reabertura do Museu da APL

José Paulo Cavalcanti prestigiou o momento ao lado da mulher, Maria Lectícia, que ladeiam a presidente da APL, Margarida Cantarelli - Foto: Thiago Britto
A reabertura do museu congregou diversos nomes da literatura pernambucana

O Museu da Academia Pernambucana de Letras (APL) foi entregue nesta segunda-feira (12) aos pernambucanos e amantes da literatura. A reabertura, nas Graças, reuniu muitos nomes conhecidos que foram recebidos pelos membros da Academia, entre eles, a presidente Margarida Cantarelli. Os convidados puderam participar de uma visita inaugural, além de dividirem o espaço com atores vestidos com roupas de época.

Azoubel falou na APL com os convidados e destacou a importância do espaço para a cultural do País – Foto: Thiago Britto
Margarida ressaltou alguns equipamentos importantes que poderão ser visitados no espaço – Foto: Thiago Britto

Roberto Azoubel, representante do Ministério da Cultura, destacou a importância da reabertura e falou sobre o incentivo cultural: “Esse espaço é um exemplo do uso bem feito da Lei Rouanet”, afirmou. Já a presidente da APL, Margarida Cantarelli, se emocionou ao falar do momento. “Uma imensa alegria reabrimos esse espaço. É de uma grande importância cultural, história e literária”, disse.

Luzilá Gonçalves e Nelly Carvalho – Foto: Thiago Britto
Alguns atores receberam o público com trajes de época – Foto: Thiago Britto

Com recursos do BNDES, através da Rouanet, e do próprio museu, a nova estrutura foi entregue em uma data especial, aniversário de morte do Barão Rodrigues Mendes, antigo morador da casa. Entre as novidades, a pinacoteca traz quadros de vários pintores de grande relevância como Vicente do Rego Monteiro, Zuleno, Teles Júnior, Mário Nunes, Marly Mota, entre outros. Há peças raras expostas como a cadeira usada pelo filósofo, poeta, crítico e jurista brasileiro, Tobias Barreto.

Em tempos de tecnologia, os visitantes terão acesso a um tablet com a formação de todas as Cadeiras e, se desejarem pesquisar mais sobre determinado autor, poderão consultar na própria Biblioteca Waldemar Lopes da APL onde se realizam empréstimos de obras.O museu abre terças e quintas, mediante agendamento por telefone, das 9h às 16h.

LEIA MAIS:

Margarida Cantarelli reafirma compromisso da APL com a população