À mesa

Sem desespero: 14 dicas para aproveitar as comidas de fim de ano

Saiba como se deliciar nos pratos sem se arrepender depois - Foto: Divulgação
Saiba como se deliciar nos pratos sem se arrepender depois

As festas de fim de ano estão batendo na porta e muita gente não resiste às tentações das comidinhas e extrapolam. Dias depois, alguns ficam com o peso na consciência e se arrependem dos “pecados” cometidos durante a celebração. Pensando nisso, o site Roberta Jungmann separou 14 dicas especiais para você se deliciar e não ficar triste depois. Confira:

1- Antes de tudo, planeje seu cardápio. Faça uma lista de compras e opte pelas comidas sem muita gordura. Desta forma, você não sairá pegando tudo que ver pela frente no supermercado.

2- Na hora de escolher a carne, prefira os assados ou grelhados e retire a pele. Carnes magras, como peru, aves ou até peixe assado podem ser a escolha certa para incrementar seu prato. Atenção: tender e pernil são carnes com bastante gordura e colesterol. Tente fugir deles!

3- Caso você seja daqueles que não abre mão da carninha gordurosa, a dica é combinar  o prato com acompanhamentos menos gordurosos, como arroz com legumes, salpicão light, batatas cozidas ou assadas e saladas cruas. Evite combinar com maionese, farofa de ovos ou miúdos. Dê sempre preferência aos molhos com iogurte e limão.

4- No dia da festa, faça todas as suas refeições. Desta forma, você não ficará com fome na hora da reunião e não vai extrapolar no prato.

5- Se for preparar a ceia, nada de beliscar os alimentos ou beber drinks enquanto ela fica pronta. Lembre-se: são calorias a mais.

6- Esta dica é para a vida: beba muita água durante o dia. Assim, você estará se hidratando e mantendo seu corpo sempre saudável.

7- Quando estiver na hora da ceia, faça primeiro um prato de salada e coma à vontade. As fibras trarão saciedade para o seu corpo.

8- Não repita o seu prato. Se você reunir verduras, legumes, cereais e carnes na refeição, será o suficiente.

9- Os temperos naturais estão mais que liberados: use e abuse das ervas aromáticas, cebola, alho, tomate e pimenta.

10- Frutas oleaginosas, como nozes, castanhas e avelãs, devem ter atenção redobrada. Elas fornecem muitas calorias, apesar de conterem nutrientes funcionais em sua composição.

11- Sempre prefira as frutas frescas da época, elas são docinhas e uma delícia. Entre as frutas secas, o damasco é a menos calórica.

12- Hora da sobremesa: a escolha certa pode ser uma delícia tanto para o paladar quanto para o corpo. Se você optou pelas carnes gordas, pegue leve nas sobremesas. Prefira doces e sorvetes de frutas. Se o seu prato foi mais leve, doces com ovos, manteiga, creme de leite ou leite condensado podem ser consumidos, mas sem exageros. Se possível, opte pelas sobremesas como sorvetes, mousses e gelatinas de frutas.

13- Bebida alcoólica: quanto maior o teor do álcool, maior as calorias da bebida, já que ele possui 7kcal por grama. Champanhe e vinho são ótimas escolhas.

14- Por fim, claro, não abandone seus exercícios físicos. Se não é possível ir a academia, faça caminhadas. Não deixe de mexer o corpo. Lembre-se que, além da ceia, existem outras coisas boas para fazer nesta época, como confraternizações.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar