Acontece

Bolsonaro fez primeira reunião ministerial nesta quinta (3)

Bolsonaro ladeado do vice, Mourão e do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzonni - Foto: Rafael Carvalho/Presidência da República
A exoneração de servidores de antigas gestões foi um dos temas do encontro

(Com informações da FolhaPress)

O presidente Jair Bolsonaro deu início, às 9h20 desta quinta-feira (3), à primeira reunião ministerial de sua equipe desde que tomou posse, em 1º de janeiro. No Palácio do Planalto, Bolsonaro reuniu o chamado Conselho do Governo, formado pelos 22 ministros -indicado para o Banco Central, Roberto Campos Neto ainda precisa ser aprovado pelo Senado para ganhar o status de chefe da pasta-, além do vice-presidente, general Hamilton Mourão.

O objetivo do encontro é discutir as primeiras medidas de sua gestão. Reuniões de mesmo porte devem se repetir semanalmente. A expectativa era que houvesse transmissão da fala inicial do presidente, seguida por uma entrevista coletiva a jornalistas com o balanço do encontro. A reunião, porém, começou fechada. Segundo integrantes do novo governo, Bolsonaro deve debater a eventual exoneração de servidores vinculados aos governos petistas, além de medidas prioritárias de cada pasta da Esplanada.

Na manhã de quarta-feira (2), o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciou que o Planalto prepara um pacote das primeiras medidas, incluindo iniciativas para estímulo da economia. Uma das iniciativa é o decreto de facilitação do porte de armas, que está sendo elaborado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro. Onyx também disse que levará ao encontro a sugestão de todas as pastas exonerarem os funcionários em cargos de confiança que foram contratados pelas gestões de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, do PTNesta quinta-feira (3), cerca de 320 servidores comissionados da Casa Civil devem ser exonerados.