Carnaval Especiais

Galo da Madrugada terá jeans e crista de mangueira plástica

Esta será a aparência do Galo 2019 - Foto: Rafael Furtado
Dos nossos maiores símbolos do Carnaval, a estátua vem sendo confeccionada desde março de 2018 e leva a alcunha de "Galo Artesão"

Leopoldo Nóbrega é quem assina o Galo da Madrugada este ano, a convite da Prefeitura do Recife. O artista investiu no resgate das raízes para a estrutura, dos nossos maiores símbolos de carnaval. A confecção, desta vez, fortalece uma rede de artesãos, voluntários e técnicos da periferia da cidade, o que lhe rendeu a alcunha de “Galo Artesão”.

Esta será a aparência do Galo 2019 – Foto: Rafael Furtado
Vários artesãos e artesãs trabalham na confecção do Galo este ano – Foto: Rafael Furtado

Outra pegada importante é a da sustentabilidade. Cerca de 50% dos materiais para a criação do gigante da Duarte Coelho serão provenientes da reutilização de resíduos do Polo de Confecção de Pernambuco. Tanto é que o galo terá várias partes em jeans. A crista é feita de mangueiras plásticas e terá as dimensões 6 x 4 metros.

Várias partes da estátua serão feitas em jeans – Foto: Rafael Furtado
A crista é feita de mangueiras plásticas – Foto: Rafael Furtado

“Dei asas à imaginação e fui buscar inspiração na moda do Polo de Confecção, com sua produtividade em jeans; no artesanato de barro do Alto do Moura, homenageando o Mestre Severino Vitalino, nos brinquedos populares de materiais reciclados”, conta Leopoldo.

A cultura popular dá o tom do gigante – Foto: Rafael Furtado
Leopoldo apresentando a sua criação – Foto: Rafael Furtado

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar