Malas Prontas

China constrói hotel de luxo abaixo do nível da terra

Hotel Intercontinental Shimao Wonderland - Foto: Divulgação

O Hotel Intercontinental Shimao Wonderland, localizado em Xangai, na China, possui 18 andares, sendo 16 abaixo do solo. Ele foi apelidado de “rompedor de solo” ou “rasga-solo”. Cinco estrelas, o hotel foi desenvolvido por um renomado estúdio de arquitetura e possui 337 quartos, desenhado com duas alas para os hóspedes, sendo uma côncava e outra convexa, conectadas por uma estrutura central de cristal em forma de cascata.

Hotel Intercontinental Shimao Wonderland – Foto: Divulgação

O edifício se apoia em uma pedreira abandonada de 88 metros de profundidade e tem dois andares embaixo d’água. A inauguração do hotel, cujo arquiteto principal foi o britânico Martin Jochman, aconteceu em novembro de 2018. Após decidir a tarefa de estabilizar as pontas do hotel na pedra, em 2015, a base e a estrutura terminaram em 2016, ano em que começou a construção da estrutura. O interior e o encontro paisagístico foram finalizados em 2018.

Hotel Intercontinental Shimao Wonderland – Foto: Divulgação

Entre os desafios para os engenheiros, estavam as implicações sísmicas por ser um “edifício alto, fixado em ambas as extremidades a um paredão de rochas”. O prédio foi construído considerando todos os fatores para o isolamento térmico, desde o comportamento do sol até a altura que iria atingir. O perfil baixo e o teto repleto de plantas proporcionam ao edifício um clima exclusivo.

Hotel Intercontinental Shimao Wonderland – Foto: Divulgação

Com a pedreira e o lago inferior, a estrutura esfria no verão. Já no inverno, a dupla aquele o ambiente. O hotel está localizado especificamente em Songjiang, um dos maiores distritos de Xangai. Ele ainda conta com um grande centro de conferências, salões de festa, piscinas e outras atrações de lazer. O preço? Passar um fim de semana em uma suíte custa R$ 7.200 (cerca de R$ 11.3 mil).

Hotel Intercontinental Shimao Wonderland – Foto: Divulgação

1 Comentário

Clique aqui para comentar