À mesa

Páscoa do rubi: conheça o chocolate rosa

O rubi é a aposta para a Páscoa 2019 - Foto: Divulgação
A iguaria é a aposta para a Páscoa 2019

Esta Páscoa promete ser rosa! Saiba que o chocolate que vai dominar a data é o rubi, feito com grãos especiais do cacau, colhidos no Brasil, na Costa do Marfim e no Equador. Ele não é nem amargo e nem leitoso. A Barry Callebaut ficou 10 anos desenvolvendo a nova iguaria, que é considerada a única inovação desse tipo desde a criação do chocolate branco, há 80 anos, pela Nestlé.

Quatro fatos sobre o chocolate rosa:

1)O grande diferencial do chocolate rubi em relação a outros chocolates na cor rosa é que ele não possui adição de corantes artificiais, o chocolate é 50% cacau e é naturalmente rosa. Ou seja, não se trata de uma mistura de chocolate branco com corante.

2) Se você está tentando imaginar qual o sabor do chocolate rosa, saiba que ele é mais cremoso, frutado e possui um sabor doce e ao mesmo tempo cítrico. Seu paladar específico faz com que ele exija mais atenção ao ser harmonizado com outros sabores, caindo bem com frutas vermelhas, amêndoas e chocolate amargo.

3) Sua coloração se deve a sua origem: o cacau rubi. A Callebaut levou anos para identificar as amêndoas de cacau que têm uma quantidade maior de flavonóides, que resulta na coloração rosada e sabor diferenciado. Além da semente, há um processo de fermentação especial para não perder a coloração natural do chocolate.

4) Como em sua produção os flavonóides são mantidos até o produto final (para manter a cor), ele é mais rico nesse nutriente. Os flavonóides possuem função antioxidante, anti-inflamatória e podem prevenir doenças.

Cacau rosa – Foto: Divulgação

No Recife, quem apostou na novidade foi a doceira Lana Bandeira, que adicionou o chocolate rosa para os seus ovos de Páscoa. A delícia é combinada com frutas vermelhas. O cacau tem a coloração rosa, mas não contém corante ou saborizante.

A delícia de Lana Bandeira – Foto: Divulgação

E há também uma versão geladinha, para matar o calor e se saborear! A sorveteria Bacio di Latte lançou três sabores para esta temporada. Um deles é feito com o chocolate ruby. É cremoso, ao leite, rosa e com raspinhas de chocolate belga por cima. Os outros dois são de chocolate com caramelo e flor de sal e cacau com noz-pecã.

Chocolate Ruby – Foto: Divulgação

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar