À mesa

Saiba como harmonizar os sabores juninos com cervejas artesanais

É ideal saber associar nossas comidas juninas com os sabores das cervejas artesanais - Foto: Divulgação
Associar a bebida ideal é uma das dicas para contemplar a degustação

A culinária é uma dos elementos que mais ganham destaque durante o período junino. No São João, a maioria dos nordestinos – e talvez dos brasileiros – abusam do milho,  pamonha, canjiquinha, arroz doce, cocada e pé de moleque. Para aproveitar ainda mais essa época, preparamos algumas dicas de como harmonizar nossas maravilhosas comidas típicas com cervejas artesanais. Segundo o cervejeiro pernambucano Thomé Calmon, saber associar adequadamente a bebida ideal pode ser o complemento perfeito para extrair o melhor das receitas juninas. Confira:

Leia Mais

Wesley Safadão estará no São João de Petrolina em 2020

Roteiro: saiba as festas que prometem agitar o São João

Milho cozido, assado/amanteigado
Milho cozido – Foto: Divulgação

Entre as cervejas de alta fermentação, um dos estilos de maior destaque é o Weizen, a cerveja de trigo. Típica do Sul da Alemanha, ela tem aromas e sabores frutados, que lembram banana, e levemente condimentados, como cravo. A doçura contrastando com os sabores salgados, ácidos e picantes de um milho cozido ou assado bem amanteigado completam a degustação. As especiarias salgadas de São João também casam perfeitamente com a IPA.

Canjica, pamonha e cocada
Pamonha – Foto: Divulgação

Os doces também são presença obrigatória nas festas juninas, como canjica, pamonha e cocada, e, para acompanhá-los, a melhor opção é a Stout! Cerveja escura, robusta e alcoólica, de sensação aveludada, a Stout possui aromas e sabores fortes vindos dos maltes torrados, notas de frutas secas e escuras, toffee, chocolate e café.

Bolos e cuscuz
Cuscuz – Foto: Divulgação

Para não esquecer das comidas mais leves, como o cuscuz e os bolos, a aposta certa são a Pilsen e a Witbier. A Pilsen, cerveja de baixa fermentação, tem um aroma remete a cereais e um suave floral de lúpulo, e possui sabor leve e refrescante. Já a Witbier, leva trigo, tem textura saborosa e cremosa. É uma cerveja cuidadosamente condimentada com sementes de coentro, raspas de laranja e limão siciliano que proporciona uma cítrica refrescância.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar