Carnaval

Viradouro conquista título do Carnaval do RJ 2020

O enredo "Viradouro de alma lavada" fala do empoderamento feminino através das ganhadeiras de Itapoã - Foto: REUTERS
A escola de samba levou à Sapucaí o samba-enredo "Viradouro de alma lavada"

A Unidos do Viradouro é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval 2020. A escola de samba conquistou o título nos últimos minutos da apuração, após uma grande virada. Com o samba-enredo “Viradouro de alma lavada”, a agremiação levou ao desfile o poder feminino. A Viradouro contou a história das Ganhadeiras de Itapuã, quinta geração de mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e faziam outros serviços em Salvador em busca da compra de sua alforria. Elas, aliás, foram exaltadas no desfile como as primeiras feministas do Brasil.

O enredo “Viradouro de alma lavada” da vermelho e branco fala do empoderamento feminino através das ganhadeiras de Itapoã, grupo de cantigas folclóricas criadas por lavadeiras escravas do século XIX – Foto: REUTERS
Leia Mais

Elba Ramalho encerrará Carnaval do Marco Zero pelo 15º ano

O título conquistado nesta quarta-feira (26) foi o segundo da história da escola de samba. Aliás, a Unidos do Viradouro não era campeã do Carnaval carioca há 23 anos. Além disso, nos últimos três anos, a agremiação mostrou uma evolução incrível. Isso porque, em 2018, ela subiu novamente ao Grupo Especial, após disputar a Série A. Em 2019, a Viradouro conquistou o vice-campeonato, perdendo apenas para o impecável desfile da Estação Primeira de Mangueira. Agora, em 2020, a escola de samba está no topo da elite das agremiações cariocas.

A nova campeã recebe troféu do Carnaval 2020 – Foto: Marcos Serra Lima/G1

A conquista do segundo título de sua história não foi fácil. A escola de samba viu a Grande Rio liderar a disputa do primeiro ao oitavo quesito de apuração. Mas foi na categoria “Evolução”, que a Viradouro assumiu a liderança e não saiu mais de lá. Na última nota da avaliação, a escola de Niterói viu seu nome ser coroado como campeã do Grupo Especial. Aliás, a conquista veio através do critério de desempate, já que a agremiação teve a mesma pontuação da Grande Rio.

Resultado do Carnaval 2020 do RJ – Foto: Arte/G1
Galeria

Confira abaixo alguns cliques do desfile da Viradouro:

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar