Acontece

Ministério da Saúde recua e confirma 4º caso de coronavírus

(Foto: Reprodução/Getty Images)
A pasta voltou atrás na decisão de não classificar a brasileira de 13 anos com Covid-19 como portadora da doença

O Ministério da Saúde voltou atrás e decidiu incluir a brasileira de 13 anos com Covid-19 nos casos confirmados de coronavírus no país. Mais cedo, nesta mesma quinta-feira (05), a pasta havia descartado a menina da classificação por ela não apresentar sintomas da doença. Quatro elementos levaram o Ministério a mudar a definição do caso: o resultado do exame, o local provável de infecção (Itália), a possibilidade da medicação após tratamento de uma lesão ter mascarado os sintomas e a possibilidade de a paciente ainda apresentar sintomas nos próximos dias. Com a confirmação, o Brasil tem quatro casos de coronavírus até o momento.

Leia mais

Coronavírus: PCR denuncia internauta que divulgou fake news

A estudante viajou para a Europa no fim de fevereiro, retornando ao Brasil no dia 1º de março. Durante a viagem, ela sofreu uma lesão no ligamento e foi medicada em um hospital na Itália. Chegando no Brasil, ela foi ao Hospital Beneficiência Portuguesa, em São Paulo. Lá, mesmo sem apresentar sintomas para o novo coronavírus, os médicos coletaram amostras da paciente para teste da doença. O resultado do exame deu positivo e o diagnóstico foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz nesta quinta (5). Ainda assim, o Ministério da Saúde havia dito, inicialmente, que a estudante não seria enquadrada como caso confirmado de coronavírus. “Um portador assintomático não cumpre a definição de caso, o que incluiria febre associada a mais um sintoma respiratório”, afirmou, a princípio, o Ministério.

Com a mudança na definição do caso, o Ministério da Saúde afirmou que outras análises estão sendo realizadas para mostrar a carga viral da paciente e potencial de transmissão, além de histórico dos familiares que a acompanharam na viagem e da supressão de sintomas por uso de medicamentos, uma vez que ela foi atendida em hospital italiano após ter sofrido uma lesão.