Acontece

OMS alerta que jovens não são poupados pelo coronavírus

oms
(Foto: Salvatore Di Nolfi/Keystone/AP)
O diretor-geral, Tedros Ghebreyesus, falou sobre o assunto nesta sexta-feira (20).

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez um alerta importante para a população jovem. Nesta sexta-feira (20), ele destacou a potência do coronavírus também na faixa etária abaixo dos 60 anos.

“Hoje, tenho uma mensagem para os jovens: você não é invencível. Esse coronavírus pode te mandar para o hospital por semanas ou até mesmo matar.”, alertou.

Apesar de atingir com mais força e ter mais letalidade entre pacientes idosos, a Covid-19 é um risco também para adultos mais novos. “Uma das coisas que estamos aprendendo é que, embora os idosos sejam os mais atingidos, os mais jovens não são poupados”, disse Ghebreyesus.

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus – Foto: Denis Belibouse/Reuters

Segundo o diretor da OMS, ainda, dados da Organização das Nações Unidas (ONU) demostram que pessoas com menos de 50 anos representam parcela significativa de casos graves do coronavírus. Nos Estados Unidos, inclusive, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do país, a cada 10 hospitalizações, quatro são de jovens e adultos.

Leia mais

Profissionais de saúde serão isentos de tarifa em assentos da GOL

Uma das formas de evitar o avanço da doença, reafirmou Ghebreyesus, é, de fato, realizar o isolamento social. Ainda que não haja sintomas aparentes, ficar em casa pode ser o fator primordial entre entre a vida e a morte de outras pessoas. Por isso, a OMS reforçou o pedido pela quarentena.

Além disso, a Organização também destacou formas de se manter saudável durante o isolamento. Entre as ações listadas estão a manutenção de alimentação saudável e a indicação para que se evite fumar ou consumir álcool em excesso. Também faz parte das recomendações a prática de atividade físicas com, por exemplo, o auxílio de vídeos de exercícios ou, ainda,praticar dança dentro de casa.