Malas Prontas

Basílica de São Pedro voltará a receber turistas

Basílica de São Pedro - Foto: Ricardo André Frantz/Divulgação
Segundo o Vaticano, rígidos protocolos de higienização serão estabelecidos

A Europa começa a retomar a “normalidade” após o caos da pandemia do coronavírus. No Vaticano, a Basílica de São Pedro voltará a receber turistas a partir da próxima segunda-feira (18). Mas, para isso, rígidos protocolos de segurança e higienização serão estabelecidos para receber os visitantes. A polícia, com apoio de voluntários da Ordem de Malta, irão fiscalizar as entradas na Basílica de São Pedro.

Polícia faz fiscalização no Vaticano – Foto: Andrew Medichini/AP
Leia Mais

Papa Francisco pede que governantes valorizem enfermeiros

Na sexta-feira (15), uma equipe de limpeza desinfectou toda Basílica de São Pedro. Ao todo, o local conta com 23 mil metros quadrados. Aliás, um veículo elétrico foi utilizado para limpar o chão de mármore. De acordo com um responsável da direção sanitária do Vaticano, os agentes pulverizaram uma solução a base de cloro diluído. Tudo dosado, para não estragar as estruturas e objetos de arte da basílica.

Todo o local foi higienizado – Foto: EFE
Um carrinho elétrico foi usado para higienização do local – Foto: EFE

Todos os locais que poderiam ser tocados pelos  visitantes foram cuidadosamente higienizados. Ainda assim, as tradicionais missas lotadas irão demorar para reaparecer no Vaticano. As mesmas regras determinadas pelo Ministério Italiano do Interior devem ser aplicadas no local. Isso limita a participação em missas para no máximo 200 pessoas em um local fechado. Por enquanto, nenhuma cerimônia religiosa está prevista com o Papa Francisco, nem no interior da Basílica de São Pedro. Vale lembrar que o local tem capacidade para receber 60 mil pessoas em tempos normais. Tampouco devem acontecer evento religioso na Praça São Pedro.

Turistas podem voltar a visitar a Basílica de São Pedro – Foto: AP Photo/Andrew Medichini

Durante as missas, a distribuição das hóstias seguirá um protocolo específico. Quem estiver celebrando o culto deverá higienizar as mãos, colocar luvas e máscaras de proteção, e colocar a hóstia na boca do fiel sem nenhum contato. Além disso, não haverá água benta e os fiéis deverão se sentar a um metro uns dos outros.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar