Acontece

Entenda o que é a campanha #BlackOutTuesday

Para ilustrar sua adesão à campanha, as pessoas publicam uma imagem completamente preta em suas redes sociais — Foto: Reprodução
O "apagão" nas redes sociais tem adesão de diversos artistas, atletas e marcas nacionais e internacionais

Artistas dedicaram o dia desta terça (2) para apoiar de maneira unificada o movimento antirracista em suas redes sociais. Denonimada Black Out Tuesday, a campanha consiste em fazer um “apagão” (do inglês, black out) nas suas redes sociais. Ou seja, a ideia é não publicar nada durante todo o dia de hoje (2), com exceção de uma imagem completamente preta – para identificar a adesão à campanha.

George Floyd e João Pedro, ambos negros mortos por policiais — Foto: Reprodução

O Black Out Tuesday surge em meio à onda de protestos que vem tomando os Estados Unidos após o assassinato de George Floyd, homem negro, por um policial na cidade de Minneapolis, há uma semana. O crime levantou uma série de discussões sobre racismo no sistema policial dos EUA, mas também sobre as injustiças raciais praticadas na sociedade como um todo. No Brasil, inclusive, o movimento ganhou força e grande adesão nas redes sociais, especialmente por causa do recente caso de João Pedro, menino negro de 14 anos morto numa operação policial no Rio, em 18 de maio.

Protesto em Minneapolis, nos EUA, na quinta-feira (28) — Foto: Julio Cortez/AP
Leia mais

Empresários de Wall Street enviam vinhos para agradar clientes

Entretanto, os ativistas dos protestos pedem que, quem quiser aderir ao apagão nas redes sociais, publique a imagem preta apenas com a hashtag #BlackOutTuesday. Isso porque a utilização de outras hashtags do movimento, como #BlackLivesMatter, estava atrapalhando a propação de conteúdos úteis, como links de petições e doações, denúncias de violência e organização das manifestações, por exemplo, que utilizam as mesmas tags.

O movimento de protesto contra o racismo na polícia americana é intitulado “Black Lives Matter”, que significa “Vidas Negras Importam” — Foto: José Luís Magana/AFP

Muitos artistas, atletas e influenciadores nacionais e internacionais aderiram e incentivaram a campanha, além de marcas e empresas de vários setores. Elton John, Jennifer Aniston, Paulo Dybala, Rihanna, Taylor Swift e muitos outros nomes de peso estão participando. No Brasil, nomes como Sandy, Anitta, Bruno Gagliasso, Marília Mendonça, Neymar e Manu Gavassi também se engajaram na campanha.