Decoração

Como montar um home office agradável e produtivo

Organize bem seu ambiente de home office - Foto: Divulgação
Separamos algumas dicas de como preparar o espaço para trabalhar em casa

O trabalho como conhecemos começou a mudar por causa da pandemia do coronavírus. Muitos empregos, aliás, adotaram a rotina home office, que tem seus prós e contras. Os pontos favoráveis estão relacionados à flexibilidade de horário e à chance de fugir da distância do trabalho e do tempo do trajeto. Enquanto isso, os aspectos negativos estão ligados à queda na produtividade. Pensando em ajudar aqueles que trabalham de casa, separamos algumas dicas para montar e organizar um ambiente de trabalho agradável e produtivo.

Home office – Foto: Divulgação
Leia Mais

Quarentena eleva pedidos de bebida alcoólica via delivery

O primeiro ponto, aliás, é separar um cômodo ou espaço da casa para trabalhar, nada de ficar na cama. Ainda assim, o local tem que ser confortável, mas não muito ousado e cheio de coisas. Aliás, uma boa cadeira é muito importante, principalmente para manter a postura e preservar a coluna. Nem sempre um objeto muito estiloso ou descolado é o melhor para o bem estar. Quando há muitos estímulos visuais,  o próprio ambiente pode ser o causador de distrações que diminuem a produtividade.

Mantenha a mesa de trabalho com poucos objetos – Foto: Divulgação

A luz natural também é muito importante. Tente posicionar se ambiente de trabalho em um cômodo que receba o máximo de luz natural possível, como próximo a uma janela, por exemplo. Mas tome cuidado para que a luz do sol não reflita na tela do computador, o que atrapalha a visão.

Local de trabalho próximo a janelas é a melhor opção – Foto: Divulgação
Leia Mais

Rodrigo Novaes lança selo de protocolo de segurança para o turismo

Um bom planejamento é necessário durante o home office. Uma ideia é criar um painel com o planejamento semanal e deixá-lo a vista, para garantir a produtividade e priorizar as tarefas mais importantes. Aliás, isso facilita a organização ambiente e da rotina. Assim como o painel de planejamento, armazenar os documentos de forma correta é a principal dificuldade de quem trabalha em casa, mas é muito importante.

Painel de planejamento – Foto: Divulgação

Criar um espaço de conforto também ajuda na produtividade. Isso porque, assim como em um escritório, trabalhar por muito tempo sem uma parada é prejudicial à saúde e à própria produtividade. Por isso, reserve um local em casa para relaxar e se afastar do trabalho por alguns minutos. Uma boa ideia seria uma poltrona estofada, um travesseiro e uma luz mais fraca, que podem fazer a pausa valer muito mais a pena.

Ao fim do horário de trabalho, não deixe de organizar o espaço. Isso dá a sensação de que o trabalho chegou ao fim e de que não terá mais que lidar com o estresse e bagunça. Além disso, facilita o início do trabalho no dia seguinte, já que o local estará pronto para “outro expediente”.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar