Acontece

Morre Ennio Morricone, compositor italiano vencedor de dois Oscars

Ennio Morricone -Reprodução/Reuters.
Ennio Morricone -Reprodução/Reuters.
Ele faleceu aos 91 anos, em uma clínica de Roma.

O compositor italiano Ennio Morricone faleceu nesta segunda-feira (6), aos 91 anos, em uma clínica de Roma. Considerado um mestre da trilha sonora, ele era autor de quase 500 composições que brilharam no cinema.

Entre os temas mais famosos e inesquecíveis, aliás, estão o assovio de “Três Homens em Conflito” (1966) e o solo de oboé de “A Missão” (1986). Recebeu, em 2007, um Oscar honorário por sua vasta e elogiada carreira musical e, em 2016, conquistou, então, o Oscar de Melhor Trilha Sonora pelo filme “Os Oito Odiados”.

Cena do filme "Três Homens em Conflito" - Foto: Reprodução.
Cena do filme “Três Homens em Conflito” – Foto: Reprodução.

Morricone, aliás, estava hospitalizado após sofrer uma queda, na qual fraturou o fêmur. Em comunicado, o advogado e amigo da família, Giorgio Assuma, afirmou que o célebre compositor faleceu “reconfortado pela fé” e permaneceu, ainda, “totalmente lúcido e com uma grande dignidade até o último momento”.

No Twitter, o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, destacou a importância de Morricone para arte e o país. “Sempre nos recordaremos, e com um reconhecimento infinito do gênio artístico, do maestro Ennio Morricone. Nos fez sonhar, nos emocionou e fez pensar, escrevendo notas inesquecíveis que ficarão para sempre na história da música e do cinema”, escreveu.

Ennio Morricone durante uma entrevista em julho de 2017 em Roma - AFP/Arquivos.
Ennio Morricone durante uma entrevista em julho de 2017 em Roma – AFP/Arquivos.

O ministro italiano da Saúde, Roberto Speranza, aliás, também lamentou a morte pelas redes sociais. “Adeus mestre e obrigado pelas emoções que nos presenteou”, comentou.

Morricone deixa a esposa, Maria, e os quatro filhos, Andrea, compositor e maestro, Giovanni, Marco e Alessandra. O funeral do compositor, segundo afirmou o advogado e amigo Assuma, será uma cerimônia particular, “em respeito à humildade que inspirou toda a sua vida”.