Acontece Malas Prontas

Dias após reabertura, pubs voltam a fechar na Inglaterra

Pessoas celebraram reabertura de pubs - Foto: Tolga Akmen/AFP
Vários estabelecimentos fecharam após saberem que clientes testaram positivo para coronavírus

Há pucos dias os ingleses aproveitaram a tão esperada reabertura de pubs e restaurantes. O batizado “Super Sábado” fez com que moradores de toda a Inglaterra fossem às ruas celebrar o retorno aos famosos bares do país. Mas nesta terça-feira (7), uma reviravolta assustou alguns estabelecimentos, que tiveram que voltar a fechar suas portas. Isso porque alguns clientes e funcionários apresentaram testes positivos de coronavírus, o que preocupa autoridades para uma possível segunda onda.

Pubs reabrem as portas para clientes – Foto: Tolga Akmen/AFP
Leia Mais

Louvre reabre parcialmente, mas ainda não é fácil ver a Mona Lisa

Relatos e imagens de pubs lotados, após três meses vazios, causaram controvérsias nas redes sociais. Aliás, no dia de reabertura desses estabelecimentos, houve prisões e fechamento antecipado de locais em todo o país, inclusive no centro de Londres. Ainda assim, a polícia da capital inglesa afirmou que a maioria das pessoas agiu com responsabilidade. Mas as cenas de aglomerações não passaram em branco e fizeram com que o primeiro ministro da Inglaterra, Boris Johnson, alertasse sobre a possibilidade de fechar os locais.

Pessoas se aglomeram no primeiro dia de reabertura dos pubs em Londres – Foto: Justin Tallis/AFP
As ruas ficaram lotadas e poucos usavam máscara – Foto: Justin Tallis/AFP

Estabelecimentos em todo o país estão pedindo informações de quem frequenta o local para rastreamento posterior, em caso de infecções. Aliás, ao menos três pubs já anunciaram o fechamento de suas portas já nesta semana. Os órgãos de comércio e de regulação de pubs e hospitalidade do Reino Unido publicaram orientações para bares e restaurantes sobre como operar o rastreamento de contatos. Os detalhes de contato precisam ser retirados apenas de uma pessoa em um grupo e devem ser mantidos por 21 dias. Além disso, os proprietários devem observar os horários de chegada dos clientes e quanto tempo eles ficam. As pessoas podem se recusar a fornecer informações, mas os proprietários podem optar por não servi-las.

Clientes e funcionários devem usar máscara de proteção nos pubs – Foto: Divulgação

Na Escócia, restaurantes e pubs ao ar livre puderam reabrir na segunda-feira (6). Já os estabelecimentos em espaço fechado só poderão reabrir na próxima semana. No País de Gales, só os espaços ao ar livre poderão abrir, por enquanto, no dia 13. Já na Irlanda do Norte, bares e restaurantes estão abertos desde a última sexta-feira (3).