Política

André Brandão é escolhido como novo presidente do Banco do Brasil

André Brandão - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O executivo substituirá Rubens Novaes, que pediu demissão do cargo na semana passada.

O ex-presidente do HSBC, André Brandão, é o novo escolhido do governo para ocupar o cargo de liderança do Banco do Brasil. O executivo substituirá Rubens Novaes, que pediu demissão do cargo na semana passada após alegar que “a companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário”. O nome de Brandão teria sido informalmente comunicado a dirigentes do banco pelo Palácio do Planalto, de acordo com informações da Revista Veja.

O novo presidente do Banco do Brasil, André Brandão – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

LEIA MAIS

Netflix: Confira as novidades e lançamentos no catálogo em agosto

Segundo uma fonte da equipe econômica, alguns detalhes burocráticos ainda são necessários antes do anúncio oficial de Brandão. Antes da posse, o executivo precisa se desligar do cargo de head do Global Banking and Markets da America para o HSBC global, posição que ocupa desde 2016. Contudo, o presidente Jair Bolsonaro também precisaria ratificar a decisão final.

Um dos fatores que contaram a favor da escolha do executivo para a posição de chefia no BB é o fato de ele ter um perfil considerado semelhante ao do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Brandão possui mais de 30 anos de experiência ao todo no mercado financeiro. Ele é visto como alguém que entende de tesouraria e operações de atacado, mas não tanto de varejo bancário, segundo analistas.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar