Acontece

Papa reza e pede que comunidade internacional ajude o Líbano

Papa reza e pede que comunidade internacional ajude o Líbano
Papa Francisco - Foto: Chris Jackson/Getty Images
País sofreu uma gigante explosão na cidade de Beirute nessa terça (4).

O Papa Francisco pediu nesta quarta-feira (5) que a comunidade internacional ajude o Líbano a superar a grave crise após a gigante explosão no porto de Beirute nessa terça-feira (4). Segundo os dados mais recentes da Cruz Vermelha Libanesa, o número de mortos passa de 100 e o número de feridos subiu para mais de 4 mil.

 “Vamos rezar pelas vítimas e suas famílias, e rezar pelo Líbano para que, com o comprometimento de todos os seus componentes políticos, sociais e religiosos, possa enfrentar esse momento trágico e doloroso”, disse. O Santo Padre  rezou pelas vítimas durante a audiência geral, na biblioteca do palácio pontifício. Antes realizada na praça de São Pedro, no Vaticano, a solenidade mudou de local devido à pandemia causada pela Covid-19.
Papa reza e pede que comunidade internacional ajude o Líbano
Francisco pediu orações pelas vítimas e famílias – Foto: Reprodução/Vaticano.
Papa reza e pede que comunidade internacional ajude o Líbano
Papa também pediu que comunidade internacional ajude o país – Foto: AFP.
Leia mais

Bento XVI está com saúde extremamente frágil, afirma jornal alemão

Em seu discurso, o sumo pontífice lembrou que a explosão destruiu parte da cidade libanesa, pedindo o apoio da comunidade internacional.  De acordo com o presidente do país, Michel Aoun, a causa da tragédia pode ter sido o armazenamento, no armazém que explodiu, de 2.750 toneladas de nitrato de amônia, composto químico usado tanto em fertilizantes e inseticidas como em explosivos.

Imagem feita por drone nesta quarta (5) mostra situação no porto de Beirute – Foto: Hussein Malla/AP.
Equipes de resgate seguem no local nesta quarta (5) – Foto: Hussein Malla/AP.

As equipes de resgate seguem em busca de sobreviventes. Segundo a Cruz Vermelha libanesa, a estimativa é de que haja ao menos 100 desaparecidos.

Veja vídeos com o momento da explosão: