Gastrô Shopping Recife

Descubra porque o Shopping Recife é massa

Como um prato pode estar em todas as listas de preferência? Não apenas agora, em todos os lugares e tempos. Diz a história que os antigos gregos e romanos já se deliciavam com fatias largas de massa assadas em muito molho.

Lasanha: um clássico de todas as épocas – Foto: Thiago Medeiros/SR

A partir da Itália, a receita ganhou o mundo. Aqui, temos certeza: a lasanha à bolonhesa é um sucesso há pelo menos 40 anos. Está em cartaz desde o cardápio de estreia do Plim Pizza, restaurante que montou suas mesas tão logo o Shopping Center Recife abriu as portas há quatro décadas. A cidade ganhou os dois juntos.

Leia Mais

Quando o Shopping Recife dá praia

Largas ou finas, chatas ou côncavas, elegantemente mediterrâneas com pouco azeite e insumos elementares, ou submersas em molho como manda a generosidade napolitana, as massas estão por toda a parte no shopping. São atemporais. De designs que sempre atiçam o paladar, tradicionais e pop ao mesmo tempo. Como os clássicos devem ser.

No Plim Pizza, mesmo feita sob escala profissional, a lasanha segue a escola da nonna do proprietário Valter Jarocki: a massa de textura macia, confortável, praticamente afogada num ragu de carne picadinha com um molho de tomate muito vermelho e ligeiramente adocicado. Mesas distanciadas, o garçom borrifa álcool nas mãos antes de nos oferecer um pouco de parmesão ralado para jogarmos sobre outro clássico da casa: de temperos bem incorporados entes de receber a fina camada de massa para ser empanado sob molho e (muuuiiito) queijo, servido com espaguete, o filé à parmegiana justifica na primeira mordida as paixões que mobiliza.

Quem não ama um suculento parmê? – Foto: Thiago Medeiros/SR
Leia Mais

O novo universo da carne no Shopping Recife

No shopping, também, estão clássicos sob marcas ainda mais globais. Presente hoje em quase cem países, a Pizza Hut foi responsável pela reinvenção da pizza. No final da segunda guerra mundial, seus criadores, dois irmãos, pegaram a receita levada para os EUA pelos imigrantes italianos, deixaram a massa cuidadosamente mais aerada, fofinha, e a cobriram com abundância.

Italiana na origem, a pizza se espalhou dos EUA para o mundo – Foto: Divulgação

Cada vez que comemos uma generosa fatia de pizza de pepperoni, um clássico no cardápio (com preços especiais para cada receita a cada dia), renovamos essa história de globalização da pizza.

E o que dizer da fórmula de serviço de redes como a Julietto e a Spoleto? Além de práticas e acessíveis, é preciso reconhecer, muito divertida. Com o cozinheiro do outro lado do balcão, nos tornamos autor da receita que comeremos. Basta escolher a massa, o molho que se quer e ir sugerindo os ingredientes para a finalização. Rápido, barato e muito satisfatório.

Algo mais divertido que ajudar a fazer a própria massa? – Foto: Thiago Medeiros/SR

Mesmo lojas que não têm as massas como artigo exclusivo a ela se rendem. Numa das praças de alimentação, a Camarão & Cia oferece, por exemplo, fettuccine puxados na hora com molho à escolha e camarões. Pedi um com alcaparras e molho de tomate.

Camarão e massas, um casamento perfeito – Foto: Divulgação

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar