Gastrô Shopping Recife

Shopping Recife: onde há café, há guloseimas

A longa a viagem dessa xícara: o café saiu do mundo árabe, ganhou a Europa com as Grandes Navegações, mobilizou um dos ciclos econômicos históricos do Brasil e, de quebra, nos fez o maior maior produtor mundial de grãos. Agora, o bom e velho cafezinho vive um novo apogeu. Parece que nunca tomamos tanto café. E não tomamos mesmo. Pelo menos, não da mesma forma.

Novas cafeterias pipocam a cada dia. Com elas, um novo entendimento sobre o que encontramos nas xícaras. O café agora pode ser escolhido pelo seu método de preparo – filtrado ou expresso, grosso modo, de diversas formas – o que faz com que tenham maior ou menor concentração de seus açúcares naturais.

Café São Braz: com pamonha ou bolo, tanto faz – Foto: Divulgação

As cafeterias do Shopping Recife contam já há um bom tempo com esse profissional capaz de nos explicar a diferença entre eles, para que tenhamos a melhor experiência possível na xícara. Por trás do balcão, agora há sempre um barista.

Leia Mais

Fast-food: a comida rápida que é pura diversão

O melhor: onde há cafés, há guloseimas – doces ou salgadas – para acompanhá-lo.

Na rede pernambucana São Braz, por exemplo, os cafés do tipo arábica podem ser escoltados por clássicos deliciosamente confortáveis da culinária nordestina. Bolos ou um cuscuz quentinho e amanteigado com queijo? Ninguém pode passar por essa vida sem o prazer de experimentar uma xícara de café com uma pamonha quentinha.

Na Donna Brigadeiro, um bom expresso pode ser motivo para pedir um croissant recheado com chocolate ou uma das muitas variações desse docinho tão carinhosamente brasileiro. Brigadeiro com pistache? Porque não?

Criada há mais de 20 anos no Recife pela potiguar Madalena Souza, a Dalena Tortas Finas nos deixa vários minutos em dúvida diante de tantas possibilidades de suas vitrines. A torta alemã não sai de moda. E a mais nova, de mousse de chocolate com alta concentração de cacau com cobertura de frutas do bosque, nos leva imediatamente para qualquer lugar no paraíso.

Morango com brownie de chocolate, na Dalena – Foto: Thiago Medeiros/SR
Leia Mais

Porque o Shopping Recife é massa

Antes ou depois de um café, um sorvete sempre cai bem. Na Frisabor, agora com mesinhas inspiradas em bistrôs, vamos dos cremosos aos sabores de frutas genuinamente nordestinas.

Feito com uma base de creme, leite e açúcar, aromatizado com nozes ou frutas, os gelatos italianos também já são uma realidade concreta – e doce. Na loja da San Paolo, sabores como pistache – genuinamente siciliano – ou o de chocolate intenso marroquino valem mais, muito mais, do que cada caloria.

Chocolate marroquino e pistache italiano no sorvete da San Paolo – Foto: Thiago Medeiro/SR

Impecavelmente cremosos, os sabores da Bacio di Latte trazem novos atalhos para o paraíso. O que leva o nome da marca é uma quase divina equação de leite com creme. Já o “Chiocolatto” traz nada menos que pedaços de chocolate belga.

Marcas referências de seus seguimentos, tanto a Kopenhagen como a Cacau Show oferecem em suas lojas espaços para a degustação de um café enquanto divagamos sobre que chocolate levar para casa. Tanto numa como noutra, um expresso esperto é acompanhado de um biscoitinho, algo do gênero ou um tabletinho de chocolate.

Na Kopenhagen, o expresso vem com chocolate da casa – Foto: Thiago Medeiros/SR
Leia Mais

Qualidade e praticidade nos restaurantes fast casual

Por todo o shopping, há pequenas catedrais em homenagem às possibilidade de um café com bolo (ou, claro, torta).

Na loja da CoffeeTown Recife – The American Cake and Co, o nome faz todo o sentido. Somos levados ao clima retrô de uma padaria americana dos anos 50.

Além de nos orientar sobre o café, o barista boa praça Jeff ainda nos explica cada uma das muitas tortas e bolos ali disponíveis, além de omeletes perfeitamente aeradas, servidas com saladas. Entre as tortas, predominam, claro, as de origem americana: uma altíssima apple pie ou a incrivelmente cênica torta red velvet, por exemplo.

Red Velvet: cream cheese e chocolate branco com massa vermelha – Foto: Divulgação

Uma entrada na loja da marca pernambucana Cake&Bake é uma verdadeira viagem por bolos e tortas de várias origens, com destaque para a grande patissiere francesa. Tudo é feito no mesmo dia. Alguns sabores, de tão disputados, acabam cedo. Foi difícil escolher um sabor. Na dúvida, ficamos com o bolo ruby: limão siciliano e mirtilo na cobertura, fofíssimo e, depois de uma pausa para um novo café, a classicona torta de morangos, com geleia de frutas vermelhas em vez de creme patissiere na base.

Leia Mais

Quando o Shopping Recife dá praia

Saudades da doçaria portuguesa? Por que não tomar seu café na nova B.Lém, um misto de cafeteria e empório onde, além de um incrível pão de queijo com queijo da Serra da Estrela (!!!!), encontramos toucinhos-do-céu e, além do tradicional, um pastel de belém sem açúcar e de sabor tão incrivelmente adocicado como o original.

Difícil sair dali sem provar o pão de Deus, um pão doce, com cocada mole por cima, servido quente com queijo e presunto.

Pastel de Belém: com ou sem açúcar, o mesmo sabor – Foto: Thiago Medeiros/SR

Cansou do café? Tente um chá na Tea Shop, a loja com possibilidade mil. O praliné, por exemplo, tem chá vermelho na base com um delicioso sabor de amêndoas tostadas. Quer mais? Ainda tem fama de desintoxicante.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar