Acontece

Médico Elsimar Coutinho morre após complicações da Covid-19

Elsimar Coutinho - Foto: Sora Maia/Arquivo CORREIO
Internado desde o dia 20 de julho por conta da doença, o cientista não resistiu aos sintomas apesar dos cuidados.

A ciência acaba de perder um de seus grandes contribuidores na área da reprodução humana. O renomado médico baiano, Elsimar Coutinho, faleceu nesta segunda-feira (17) devido a complicações provocadas pela Covid-19. O cientista havia sido internado no Hospital Aliança no dia 20 de julho após apresentar quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-2). Contudo, 10 dias depois, ele foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do médico.

O ginecologista Elsimar Coutinho faleceu no Hospital Sírio Libanês nesta segunda (17). – Foto: Marina Silva

LEIAS MAIS

Atriz francesa viverá princesa Diana na série “The Crown”

De acordo com informações divulgadas pelo G1, o governador da Bahia, Rui Costa, lamentou a morte do médico e  decretou luto no estado, na terça-feira (18). O gestor destacou a importância do trabalho de Elsimar, famoso nacional e internacionalmente na pesquisa da área de reprodução humana.

O médico era natural de Pojuca, no interior da Bahia. Referência mundial no campo da reprodução humana, o médico ginecologista ganhou notoriedade ao defender os benefícios da supressão da menstruação para mulheres. O cientista se formou em farmácia e bioquímica, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1951. Em seguida, 4 anos depois, concluiu o curso de medicina, ainda da UFBA.

Além disso, ele também foi o fundador do Centro de Pesquisa e Reprodução Humana – CEPARH, referência em reprodução humana. Ademais, Elsimar desenvolveu uma série de medicamentos que vão desde fármacos para facilitar a gravidez até outros que impedem o parto prematuro.