Acontece

Setor do champagne vive crise histórica devido à pandemia

Setor do champagne vive crise histórica devido à pandemia
Bebida sofre as consequência da crise - Foto: Reprodução.
Segmento foi amplamente afetado.

A pandemia vem trazendo grandes consequências econômicas, especialmente para produtos e serviços relacionados a eventos. Um dos setores que sofre com o momento atual é o de champagne. Famosa por representar festas e comemorações, a bebida mais glamourosa do planeta está “encalhada” nas adegas francesas.

De acordo com o Comitê Interprofissional do Vinho de Champagne, o setor estima uma queda de 35% nas vendas do tradicional espumante este ano. “Somos uma bebida que representa a festa, a celebração, o otimismo, a alegria de viver. Não é muito compatível com um isolamento, com ficar em casa sozinho e saber que há milhares de mortes todos os dias por causa de um vírus. Não tem nada a ver”, comenta Jean-Marc Barillère, copresidente da instituição.

Setor do champagne vive crise histórica devido à pandemia
Bebida é considerada uma das mais glamourosas – Foto: Wikimidia
Setor do champagne vive crise histórica devido à pandemia
Espumante é famoso nas comemorações – Foto: Reprodução.

Na região francesa que dá nome à bebida, ao leste de Paris, aliás, a crise está intensa. Segundo o comitê, a previsão é de que 100 milhões de garrafas deixarão de ser vendidas. A quantidade representaria, assim, mais de € 7 bilhões de prejuízos.

Leia mais

Ana Maria pode ficar depois de Fátima Bernardes na grade da Globo

Associada a eventos e comemorações, a bebida foi esquecida durante a pandemia – Foto: Edu Federice.

Barillère, no entanto, lembar que o segmento já enfrentou outras crises ao longo da história. “Já aconteceu em outras ocasiões: quando passamos por momentos muito difíceis, o consumo de champagne e as exportações despencam, mais do que qualquer outra bebida”, disse. E reiterou: “A mais afetada pela pandemia é o champagne”.