Política

Justiça determina afastamento do governador do Rio, Wilson Witzel

Justiça determina afastamento do governador do Rio, Wilson Witzel
Wilson Witzel - Foto: Adriano Machado.
Ele foi afastado por corrupção e irregularidades na saúde.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou nesta sexta-feira (28) o afastamento imediato do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), por corrupção e irregularidades na saúde. “O grupo criminoso agiu e continua agindo, desviando e lavando recursos em plena pandemia da Covid-19, sacrificando a saúde e mesmo a vida de milhares de pessoas, em total desprezo com o senso mínimo de humanidade e dignidade“, destacou o ministro Benedito Gonçalves em sua decisão.

Segundo o ministro, a determinação tem o objetivo de frear a liderança de Witzel na organização criminosa que promoveu desvios de recursos da saúde no estado, e também os impactos da engenharia criminosa nos cofres públicos do Rio de Janeiro. “Na forma exposta pelo MPF, ainda, a medida de afastamento serve para obstar que continue liderando a referida organização criminosa e a dilapidar o Erário do Estado do Rio de Janeiro, extremamente combalido em razão do grande histórico de casos de desvio de recursos públicos e corrupção envolvendo os governadores anteriores”, escreveu.

Justiça determina afastamento do governador do Rio, Wilson Witzel
Governador do Rio foi afastado por corrupção e irregularidades na saúde – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.
Afastamento inicia pelo prazo de seis meses – Foto: Dikran Junior/Futura Press/Estadão Conteúdo.
Leia mais

Bolsonaro faz terceira visita ao Nordeste em menos de um mês

O afastamento do governador inicia pelo prazo de 180 dias. De acordo com o portal G1, a decisão proíbe, ainda, o acesso de Witzel às dependências do governo do estado e a sua comunicação com funcionários e utilização dos serviços. Outras oito pessoas, incluindo a primeira-dama Helena Witzel, também foram denunciadas por corrupção pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar