Acontece Política

Bahia e outros estados do NE já abrem para eventos

Setor de eventos volta a abrir no Nordeste (registro feito antes da pandemia) – Foto: José Britto.
Estados regulamentam a retomada do setor

Os governos da Bahia, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte autorizaram a realização de eventos seguindo novos protocolos de segurança. Nesta quarta-feira (2), o governador Rui Costa (BA) assinou o decreto que permite eventos com até 100 pessoas no estado. Na listagem, aliás, estão inclusas ações desportivas, religiosas, shows e feiras, além de circos, eventos científicos e passeatas. A determinação, é claro, prevê o cumprimento de medidas de distanciamento social.

“O decreto anterior era de 50 pessoas. Como estamos numa fase de ir dando passo a passo, ir liberando atividades, resolvemos subir um pouco para ir monitorando e liberando paulatinamente. Vamos fazendo isso progressivamente. Com o passar dos dias, das semanas, vamos avaliando”, comentou Costa.

Governador da Bahia, Rui Costa – Foto: Divulgação
Decreto assinado pelo governador foi publicado nesta quarta (2) – Foto: Reprodução.

Em João Pessoa, as casas de festas puderam retomar as atividades na terça-feira (1º),  com redução de 50% da capacidade. A regulamentação, também prevista em decreto, faz parte da quarta fase de flexibilização na capital paraibana.

Leia mais

Gretchen se casa pela 18ª vez com festa para 100 convidados

Já no Ceará, os eventos estarão liberados a partir do próximo dia 14, tanto em Fortaleza como na macrorregião de saúde. O protocolo determina a limitação de 100 convidados, sendo um a cada 12 m².

Profissionais de eventos pedem retomada do setor no Recife – Foto: Divulgação.
Grupo levou cartazes para o protesto nessa terça (1) – Foto: Divulgação.

No Rio Grande do Norte, por sua vez, Prefeitura de Natal permitiu que a partir do 1º de setembro sejam liberadas a atuação com até 70% da capacidade de buffets, casas de recepções e eventos, além de salões de festas. O número de pessoas, no entanto, de se limitar a 300  pessoas.

Em No Recife, profissionais de eventos fizeram nessa segunda uma manifestação pela retomada do setor. Eles saíram em protesto pelas ruas do Recife. A passeata iniciou na Praça do Derby e seguiu até o Palácio do Campo das Princesas.