Acontece

Facebook é acusado de espionar usuários pela câmera do Instagram

Foto: Reprodução
No mês passado, a plataforma já havia sido acusada de usar tecnologia de reconhecimento facial para coletar dados biométricos dos mais de 100 milhões de usuários do Instagram.

O Facebook mais um vez está sendo processado por questões referentes à privacidade de seus usuários. Desta vez, a plataforma foi acusada de supostamente espionar seus usuários do Instagram pela câmera dos celulares sem autorização formal. A ação judicial foi registrada no tribunal do Distrito Norte da Califórnia, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Para espionar o usuário, a plataforma estaria acessando a câmera do celular vinculado à conta do Instagram do público
Para espionar o usuário, a plataforma estaria acessando a câmera do celular vinculado à conta do Instagram do público – Foto: Divulgação

LEIA MAIS

Após apresentar piora clínica, Vanusa é intubada novamente na UTI

O processo surgiu após o acontecimento de julho, quando o aplicativo de compartilhamento de fotos parecia estar acessando câmeras do iPhone mesmo com os sensores desativados. O Facebook negou e culpou um bug no sistema da rede. Segundo a empresa, o defeito traz notificações falsas de que o Instagram está acessando a câmera do iPhone quando isso não ocorre.

Segundo Brittany Conditi, usuária do Instagram de Nova Jersey, o uso da câmera pelo aplicativo é intencional e feito com o objetivo de coletar “dados lucrativos e valiosos sobre seus usuários aos quais, de outra forma, não teria acesso”. Na mesma ação, ao “obter dados pessoais extremamente privados e íntimos de seus usuários, inclusive na privacidade de suas próprias casas”, o Instagram e o Facebook podem coletar “insights valiosos e pesquisas de mercado”.