Acontece

Estudo indica que 40% da Amazônia pode se transformar em savana

Amazônia - Foto: AFP
Transformação pode trazer perda da biodiversidade e da proteção climática

Até 40% da floresta amazônica pode se transformar em savana antes do fim do século. É o que afirmam pesquisadores da Holanda, Suécia e Alemanha em um estudo publicado nesta segunda (5) na revista Nature Communications. A causa da mudança se deve à falta de chuvas causada pelas emissões de gases causadores do efeito estufa.

Desmatamento na Amazônia – Foto: Chico Batata/Greenpeace

LEIA MAIS

Porta-voz da Casa Branca também foi diagnosticada com COVID-19

O estudo foi realizado por meio de análise de dados e modelos de computadores para definir mudanças climáticas relacionadas aos níveis de precipitação. Quando a quantidade de chuva cai abaixo de certo limite, a floresta deixa de ser capaz de retroalimentar a umidade, tornando a passagem para savana praticamente irreversível, segundo os pesquisadores.

A autora principal do estudo, Arie Staal, destaca que as florestas úmidas normalmente criam suas próprias precipitações por evaporação, beneficiando o crescimento das árvores. “Quando a floresta diminui, há menos chuvas, o que causa a seca, mais incêndios e perda de árvores: é um ciclo vicioso”, segundo ela.

A floresta amazônica, que precisa de uma precipitação de 1.250 mm a 2.050 mm por ano para se manter estável, foi a que se mostrou mais suscetível a esse cenário, perdendo sua capacidade de regeneração. “Compreendemos agora que as florestas úmidas em todos os continentes são muito sensíveis às mudanças globais e podem rapidamente perder sua capacidade de adaptação”, segundo Ingo Fetzer, do Stockholm Resilience Centre. Além disso, a restauração das florestas ao seu estado original pode levar décadas.