Acontece

Cinema é atividade cultural que mais faz falta aos brasileiros

Pessoas voltam aos cinemas com máscara e distanciamento - Foto: Reprodução
Pesquisa do Datafolha revelou que 66% dos brasileiros vão retomar atividades culturais presenciais nos próximos meses

Parece que ir ao cinema está fazendo falta para os brasileiros. Pelo menos é o que revelou, nesta quinta-feira (8), uma pesquisa do Datafolha em parceria com o Itaú Cultural. A atividade foi apontada como a que mais fez falta durante a pandemia (30%). Aliás, ela veio seguida de shows musicais (24%). Enquanto isso, 16% dos entrevistados disseram não terem sentido falta de nenhuma atividade cultural.

Reabertura de cinemas no Rio de Janeiro – Foto: Leo Martins/Agência O Globo
Leia Mais

52% dos brasileiros trocariam de emprego para trabalhar de casa

Enquanto o processo de reabertura do setor cultural vai se alastrando pelo país, 66% dos brasileiros afirmaram que pretendem realizar pelo menos uma atividade cultural presencial nos próximos meses. Aliás, esse percentual é maior do que aqueles que dizem terem de fato realizado atividades culturais nos últimos 12 meses (52%). Com a reabertura, ir ao cinema é a atividade mais visada pelos brasileiros (44%). Em seguida, vêm shows musicais (40%) e atividades infantis (38%).

No Reino Unido, um show com “distanciamento social” causou polêmica – Foto: Reprodução

Entre os entrevistados que pretendem realizar atividades culturais nos próximos meses, 54% disse sentir segurança para isso após a reabertura. Aliás, o percentual é maior entre os homens (63%) do que entre as mulheres (47%). Além disso, o local onde acontecem as atividades interfere na intenção dos entrevistados em frequentá-las. Enquanto 84% dizem que realizariam atividades culturais em locais abertos, apenas 39% as frequentariam em locais fechados.