Política

Governo quer reconhecimento facial em todos aeroportos do Brasil

Foto: Reprodução/Infraero
A açãoo visa tornar mais efetivo o processo de embarque nos aeroportos e também dar mais segurança nas viagens aéreas

O Ministério da Infraestrutura pretende implantar nos aeroportos do Brasil uma nova tecnologia que pode tornar o embarque mais eficiente. O projeto Embarque Seguro, utiliza reconhecimento facial para a realização do procedimento. De acordo com o órgão, a iniciativa vai tornar mais efetivo o processo de embarque nos aeroportos e também dar mais segurança nas viagens aéreas.

A redução nos preços dos bilheres aéreos aconteceu na China, por exemplo, com o fim do lockdown no país. (Foto: Reprodução)

LEIA MAIS

Geórgia, filha do deputado Eduardo Bolsonaro, nasceu neste sábado

Segundo a assessoria do ministério, apesar de a tecnologia de reconhecimento facial para a identificação do passageiro e embarque automático nos portões eletrônicos (e-gates) já estar disponível no mercado, ainda não existia um sistema nacional unificado que possibilitasse checar e validar, com rapidez e segurança, a identidade do passageiro a partir do cruzamento com diferentes bases de dados governamentais.

“Com o desenvolvimento da solução conduzida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura, as autoridades de segurança poderão utilizar inteligência na avaliação de risco antecipada dos viajantes por meio do Sistema Brasileiro de Informações de Passageiros (Sisbraip)”, informou a pasta.

No momento, a novidade ainda está em fases de testes no Aeroporto Internacional de Florianópolis (SC). Por enquanto, apenas voluntários vão testar a nova tecnologia.  A intenção do governo federal é implantar o projeto paulatinamente nos principais aeroportos, quando a solução estiver aprovada.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar