Acontece

Treino fitness com choque elétrico é febre entre celebridades

Adriane Galisteu - Foto: Jefferson Coppola
A técnica mais pedida entre as celebridades permite alcançar até 300 músculos, trabalhando em áreas isoladas do corpo, em apenas 20 minutos

Uma nova modalidade no mínimo inusitada de treinos fitness vem ganhando popularidade entre os famosos. Intitulada eletroestimulação muscular (EMS), a técnica utilizada por atletas de alto desempenho para aprimorar a performance esportiva virou febre também entre as celebridades e já é acessível para o grande público. A apresentadora Angélica e a atriz Grazi Massafera, por exemplo, aderiram à nova aposta do segmento de fit­ness. O treino promete oferecer, em apenas vinte minutos, resultados equivalentes aos de uma sessão convencional de musculação.

A influencer Yasmin Miranda também é adepta da técnica de treinos com choque elétricos
A influencer Yasmin Miranda também é adepta da técnica de treinos com choque elétricos – Foto: Selmy Yassuda/Veja Rio

LEIA MAIS

Após ser demitido do SBT, Roberto Cabrini é contratado pela Record

As sessões duram menos de meia hora e são, obrigatoriamente, acompanhadas por um profissional responsável por controlar a carga dos impulsos. Os choques acontecem durante quatro segundos (intercalados pelo mesmo período de descanso) e são leves. Provocam um formigamento suportável e alguns clientes relatam cócegas como efeito colateral. A tecnologia funciona com a ajuda de um traje, que os alunos devem vestir para fazer o treino.

“Vinte minutos de EMS equivalem a um treino convencional de mais de uma hora”, diz Marcio Lui, personal trainer de famosas como Sabrina Sato e Yasmin Brunet. “O EMS potencializa o resultado, pois estimula mais de 300 músculos de uma vez e atinge camadas mais profundas da musculatura que nenhum outro exercício consegue atingir.”

O ator Ricardo Pereira inclui a prática em seus treinos uma vez na semana – Foto: Reprodução/Estadão

Já conhecida a um bom tempo na fisioterapia, a tecnologia oferece aumento muscular, diminuição de gordura localizada e até redução de celulite. A fabricante alemã da modalidade Miha, líder global do setor, informa que vendeu 24 equipamentos (custam cerca de 100 000 reais) e abriu dez clínicas especializadas em 2020.A apresentadora Adriane Galisteu, adepta da modalidade afirma que a diferença de tônus muscular é visível. “Antigamente, fazíamos tratamento de celulite com os choques da chamada corrente russa. Essa é uma versão muito melhorada”, revela. Em seu Instagram, a artista compartilha suas sessões “de choque”.