À mesa

ZEN: 20 anos de sucesso da cozinha nipônica

ZEN Comida Japonesa - Foto: Divulgação
O restaurante criou um cardápio especial para celebrar o aniversário
  • Por Bruno Albertim

Não se chega aos 20 anos de trajetória impunemente: é preciso, além de trabalho, um senso aguçado de percepção dos desejos ao redor. Há duas décadas, quando lançaram o ZEN Comida Japonesa, Eda Rocha e Renato Catel entendiam o magnetismo da então recém-descoberta cozinha nipônica na cidade. Mas que era preciso ir além: entendiam que foi sobretudo a partir do trabalho dos sushimen radicados na Califórnia nos anos 80 que a ancestral cozinha japonesa abocanhou corações e paladares nesta parte do Ocidente.

Pastel Zen Concept, novidade no cardápio – Foto: Reprodução/Instagram

E o Zen consegue resultados que justificam plenamente seu sucesso. As filas de espera, junto com sua boa equação de peixes fresquíssimos, friturinhas, molhos agridoces e outras “atualizações” ocidentais, tornam o restaurante um estabelecimento disputadíssimo.

Kushiyaki também é novidade no cardápio do ZEN – Foto: Divulgação
Leia Mais

Pioneira em banoffee no NE, Noff Noff ganha nova unidade no Recife

Tirando partido da oferta atual de um excelente atum fresco, que normalmente iria para os mercados gringos, o peixe (pra mim, sempre, sempre, sempre o melhor deles) estrela alguns dos cinco pratos lançados para comemorar os 20 anos. De talhar a memória do paladar, por exemplo, o Tataki de atum fresquíssimo ao perfume de gengibre, ou o viciante Joy Spice Tuna, um atum enrolado ligeiramente apimentado e finalizado com ovas de peixe voador.

Tataki de Atum – Foto: Divulgação
Joy Spyce Tuna – Foto: Divulgação

O Zen tem três unidades: a do Espinheiro, mais disputada, a novata do Shopping Patteo Olinda e a mais arrojada de todas: a da linda casa modernista com jardins e espelho d’água em Piedade. Além disso, as carpas são o xodó da casa, mas vale à pena ir até esta última por outro super motivo. Craque das taças, o maitrê e sommelier Herbet Teixeira nos faz entender rapidinho que comida nipo-brasileira combina muito com os vinhos que ele indica – de preços, aliás, bem justos. O rodízio com um carrossel do que a casa oferece de melhor custa R$ 79,90, em qualquer dia e horário.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar