Acontece

Terremoto atinge o Mar Egeu e causa desabamentos na Turquia

Forte terremoto derrubou prédios na Turquia - Foto: AFP
Países como Grécia, Bulgária e Macedônia do Norte também sentiram os tremores de terra

Um forte terremoto, de magnitude 7.0, atingiu o Mar Egeu nesta sexta-feira (30) e foi sentido na Turquia e na Grécia. Ao menos seis prédios desabaram em dois distritos de Izmir, a terceira maior cidade da Turquia. Além disso, alertas de evacuação chegaram às praias, devido ao risco de tsunami na região. Segundo os dados do órgão turco de monitoramento de tremores, o epicentro aconteceu a cerca de 17 quilômetros da costa da Turquia, a uma profundidade de 16 quilômetros.

Leia Mais

Após atentado em Basílica de Nice, França sofre outros ataques

Pelo menos quatro pessoas morreram e 120 ficaram feridas, de acordo com a agência turca responsável pelo atendimento após os desastres. Os moradores correram para as ruas durante os tremores, também registrados nas cidades de Atenas e Istambul, segundo relatos de testemunhas e vídeos publicados em redes sociais. Uma das mortes já confirmadas foi provocada por afogamento. O nível do mar subiu rapidamente após os tremores. “Parece haver um pequeno tsunami”, disse Yetiskin, prefeito de um dos distritos atingidos.

Homens trabalham no resgate de sobreviventes após forte terremoto – Foto: Ismail Gokmen/AP

As emissoras de televisão do país mostravam imagens de grandes nuvens de poeira, enquanto os moradores corriam para as ruas, em pânico. Ainda assim, o governador de Istambul, Ali Yerlikaya, disse que, até o momento, não há informações sobre danos na capital econômica do país. “Todas as nossas instituições começaram a se deslocar para o local para iniciar os esforços necessários”, declarou o presidente Recep Tayyip Erdogan no Twitter.