Acontece

Colégio da Sagrada Família deve virar Imóvel de Preservação

Colégio da Sagrada Família - Foto: Arthur Mota/FolhaPE
A Prefeitura do Recife anunciou a decisão de salvaguardar o imóvel de 113 anos

Muitos ficaram entristecidos com a notícia de fechamento do Colégio da Sagrada Família. Localizada na Praça de Casa Forte, a instituição de ensino é uma das mais tradicionais da capital pernambucana. Mas, nesta terça-feira (3), a Prefeitura do Recife (PCR), com o intuito de salvaguardar o patrimônio educacional do Recife, decidiu indicar o conjunto arquitetônico como Imóvel Especial de Preservação (IEP). O colégio, aliás, encerrará as atividades de ensino em 2021.

Colégio da Sagrada Família – Foto: Arthur Mota/FolhaPE
Leia Mais

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, turistou pelo Recife

A iniciativa está alinhada com a criação do Plano de Ordenamento Territorial. A partir dele, a Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural propôs uma atualização conceitual das Zonas Especiais de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural (ZEPH), que foram renomeadas para Zonas Especiais de Preservação do Patrimônio Cultural (ZEPP), possibilitando uma abrangência maior do rico acervo patrimonial da cidade.

Ainda assim, para realizar a classificação do imóvel como IEP, é necessária a elaboração de um parecer técnico da DPPC para avaliar se ele preenche os requisitos exigidos. Depois de elaborado, o parecer é submetido ao Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) que vota pela sua inclusão, ou não, no rol de IEPs por meio de Decreto Municipal. A análise do parecer sobre o imóvel do Colégio da Sagrada Família pelo CDU está prevista para acontecer na próxima reunião do Conselho, que deve acontecer no fim do mês de novembro.

O Colégio da Sagrada Família faz parte de uma congregação francesa fundada por Santa Emília de Rodat e se instalou no local atual, terras do antigo Engenho Casa Forte, desde 1907. O imóvel, composto por convento, colégio e capela, encontra-se preservado e está localizado ao fundo da Praça de Casa-Forte, recentemente tombada pelo IPHAN, como obra do Paisagista Burle Marx (1936), formando junto com a Igreja de Casa Forte um importante conjunto arquitetônico da Zona Norte do Recife.

Colégio da Sagrada Família – Foto: Arthur Mota/FolhaPE