Acontece

Portugal aprova novo estado de emergência para conter a Covid-19

Portugal volta a adotar estado de emergência - Foto: Divulgação
Medida poderá restringir a circulação das pessoas nas ruas e espaços públicos

O Parlamento de Portugal aprovou, nesta sexta-feira (6) um novo estado de emergência para combater o avanço do coronavírus, que vem pressionando o sistema de saúde. A medida entrar em vigor na segunda-feira (9) e se limita a 15 dias. Ainda assim, pode ser prorrogado indefinidamente por períodos quinzenais se for necessário.

Portugal decreta Estado de Calamidade – Foto: Alexander Spatari/Getty Images
Leia Mais

Governo de PE responde à fala de Bolsonaro sobre Noronha

O novo estado de emergência aprovado pelo Parlamento abrirá caminho para medidas compulsórias, como restrições à circulação. Mas isso só será adotado se e quando necessário. Aliás, o primeiro-ministro, António Costa, disse à rádio Antena 1 que o estado de emergência não provocará “grandes mudanças” nas medidas já em vigor. Vale lembrar que, no sábado passado (31), o governo adotou medidas como o dever civil, ou seja, uma recomendação, e não uma regra. As pessoas foram aconselhadas a ficar em casa, a não ser para trabalhar, estudar e fazer compras, em 121 municipalidades, incluindo Lisboa e Porto.

Restrições à circulação podem ser adotadas em Portugal – Foto: Global Imagens

Agora, porém, o primeiro-ministro enfatizou que o estado de emergência dará ao governo a “certeza legal” para adotar restrições se for preciso. Portugal, que tem pouco mais de 10 milhões de habitantes, registrou 5.550 novos casos de Covid-19 nesta sexta-feira (6). Essa, aliás, é a cifra diária mais alta desde o início da pandemia.