Acontece Política

Justiça ordena que energia no Amapá seja restabelecida até terça

Justiça ordena que energia no Amapá seja reestabelecida até terça
Estado sofre apagão desde a terça (3) - Foto: Reprodução
Estado sofre apagão há quase uma semana.

A situação alarmante de falta de energia elétrica no estado do Amapá completa 100 horas neste domingo (8). Na noite deste sábado (7), a Justiça Federal determinou que o apagão seja completamente solucionado, com 100% da eletricidade restabelecida, até a próxima terça-feira (10).

Caso o ordem seja descumprida, a multa será de R$ 15 milhões. De acordo com o G1, a decisão assinada pelo juiz João Bosco Soares também determina que a empresa privada Isolux, responsável pela administração da subestação, apresente em até 12 horas um plano de ações para o restabelecimento de serviço. Além disso, a instituição também  deve receber sanções contratuais.

Justiça ordena que energia no Amapá seja reestabelecida até terça
Cidades ficaram completamente no escuro – Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Outra determinação, aliás, foi a instauração de um inquérito do Tribunal de Contas da União (TCU) e Polícia Federal (PF) para apurar o caso. Foi prevista, ainda, a criação de um grupo de trabalho com o Ministério das Minas e Energia, Eletronorte, Isolux e Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

Leia mais

Cantora Vanusa morre aos 73 anos em casa de repouso em Santos

“A dignidade da pessoa humana vai muito além do que o simples acesso à alimentação, a saúde ou a educação, pois a própria manutenção desses direitos depende do acesso a serviços tidos por essenciais ao bem estar social, inclusive o fornecimento de energia elétrica, de água potável, dos sinais de telefonia e internet, consubstanciando o ‘mínimo existencial”, declarou o magistrado na decisão.

Pessoas foram até shoppings e aeroporto em busca de energia em Macapá — Foto: Wedson Castro/Rede Amazônica

O apagão atingiu a região Norte do país na última terça (3) durante uma tempestade em Macapá. Segundo o  Ministério das Minas e Energia, uma explosão seguida de incêndio comprometeu os três transformadores de uma subestação da Zona Norte. As causas do incêndio, no entanto, ainda são desconhecidas e uma investigação foi aberta para apurar responsabilidade.

A pane deixou 14 das 16 cidade amapaenses se energia elétrica. A situação, inclusive, gerou cenas surpreendentes. Centenas de moradores procuraram abrigo em shopping e no aeroporto, alguns dos poucos locais onde havia energia na região.

Cantora Gaby Amarantos pediu atenção ao estado – Reprodução/Instagram

No sábado (7), a eletricidade voltou de forma parcial em alguns locais do estado. De acordo com o G1, foi implantado um esquema de rodízio em turno de 6 horas com 65% do serviço. O cronograma dos horários de fornecimento e suspensão, entretanto, ainda não foi divulgado à população.

Leia mais

Tardes do Patteo encantou a criançada com show do Mundo Bita

Muitos famosos cobraram a atenção das autoridades para o que está ocorrendo na região. Entre eles a cantora paraense Gaby Amarantos. “Bolsonaro foi votado pela maioria do povo do Amapá. Cadê o governo agora? Cadê as autoridades?”, questionou no Twitter.

Ela também julgou como pouco o espaço que a mídia tem dado para a questão. “É sobre essa negligência à região NORTE que eu tanto falo, o Amapá em estado de calamidade e nada na mídia. Parem de tratar as pessoas lá de cima com exclusão, nos respeitem, tem uma nação potente que ñ aguenta mais esse descaso. A gente faz parte desse país sudestecêntrico!”, escreveu.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz