Acontece Política

Justiça ordena que energia no Amapá seja restabelecida até terça

Justiça ordena que energia no Amapá seja reestabelecida até terça
Estado sofre apagão desde a terça (3) - Foto: Reprodução
Estado sofre apagão há quase uma semana.

A situação alarmante de falta de energia elétrica no estado do Amapá completa 100 horas neste domingo (8). Na noite deste sábado (7), a Justiça Federal determinou que o apagão seja completamente solucionado, com 100% da eletricidade restabelecida, até a próxima terça-feira (10).

Caso o ordem seja descumprida, a multa será de R$ 15 milhões. De acordo com o G1, a decisão assinada pelo juiz João Bosco Soares também determina que a empresa privada Isolux, responsável pela administração da subestação, apresente em até 12 horas um plano de ações para o restabelecimento de serviço. Além disso, a instituição também  deve receber sanções contratuais.

Justiça ordena que energia no Amapá seja reestabelecida até terça
Cidades ficaram completamente no escuro – Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Outra determinação, aliás, foi a instauração de um inquérito do Tribunal de Contas da União (TCU) e Polícia Federal (PF) para apurar o caso. Foi prevista, ainda, a criação de um grupo de trabalho com o Ministério das Minas e Energia, Eletronorte, Isolux e Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

Leia mais

Cantora Vanusa morre aos 73 anos em casa de repouso em Santos

“A dignidade da pessoa humana vai muito além do que o simples acesso à alimentação, a saúde ou a educação, pois a própria manutenção desses direitos depende do acesso a serviços tidos por essenciais ao bem estar social, inclusive o fornecimento de energia elétrica, de água potável, dos sinais de telefonia e internet, consubstanciando o ‘mínimo existencial”, declarou o magistrado na decisão.

Pessoas foram até shoppings e aeroporto em busca de energia em Macapá — Foto: Wedson Castro/Rede Amazônica

O apagão atingiu a região Norte do país na última terça (3) durante uma tempestade em Macapá. Segundo o  Ministério das Minas e Energia, uma explosão seguida de incêndio comprometeu os três transformadores de uma subestação da Zona Norte. As causas do incêndio, no entanto, ainda são desconhecidas e uma investigação foi aberta para apurar responsabilidade.

A pane deixou 14 das 16 cidade amapaenses se energia elétrica. A situação, inclusive, gerou cenas surpreendentes. Centenas de moradores procuraram abrigo em shopping e no aeroporto, alguns dos poucos locais onde havia energia na região.

Cantora Gaby Amarantos pediu atenção ao estado – Reprodução/Instagram

No sábado (7), a eletricidade voltou de forma parcial em alguns locais do estado. De acordo com o G1, foi implantado um esquema de rodízio em turno de 6 horas com 65% do serviço. O cronograma dos horários de fornecimento e suspensão, entretanto, ainda não foi divulgado à população.

Leia mais

Tardes do Patteo encantou a criançada com show do Mundo Bita

Muitos famosos cobraram a atenção das autoridades para o que está ocorrendo na região. Entre eles a cantora paraense Gaby Amarantos. “Bolsonaro foi votado pela maioria do povo do Amapá. Cadê o governo agora? Cadê as autoridades?”, questionou no Twitter.

Ela também julgou como pouco o espaço que a mídia tem dado para a questão. “É sobre essa negligência à região NORTE que eu tanto falo, o Amapá em estado de calamidade e nada na mídia. Parem de tratar as pessoas lá de cima com exclusão, nos respeitem, tem uma nação potente que ñ aguenta mais esse descaso. A gente faz parte desse país sudestecêntrico!”, escreveu.