Política

Brasileira vai integrar equipe de Biden de combate à Covid-19

Brasileira vai integrar equipe de Biden de combate à Covid
Pesquisadora vai ajudar novo governo dos EUA - Foto: Montagem/Alex Wong/Getty eCarolyn Kaster/AP Photo
Luciana Borio está entre os especialistas em saúde pública que vão compor a equipe.

A pesquisadora brasileira Luciana Borio está entre os especialistas em saúde pública que vão compor a equipe responsável por aconselhar o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, a vice, Kamala Harris, e o grupo de transição do governo a enfrentar a pandemia. 

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (9) em um comunicado assinado por Biden. “Lidar com a pandemia do coronavírus é uma das batalhas mais importantes que nosso governo enfrentará e serei guiado pela ciência e por especialistas“, afirmou o democrata.

Joe Biden e Kamala Harris adotaram estratégia pautada na ciência – Foto: Brian Cahn/ZUMA Wire
Democratas venceram as eleições americanas – Foto: Reprodução/ABC

Inclusive, adotar uma política de combate à pandemia amparada na ciência e balizada por profissionais da área, diferente da estratégia usada por Donald Trump, foi uma das principais promessas de campanha do presidente eleito.

Leia mais

Joe Biden é eleito o novo presidente dos Estados Unidos

Conheça Kamala Harris, primeira vice-presidente negra dos EUA

Segundo Biden, o conselho consultivo “ajudará a moldar a abordagem para gerenciar o aumento nas infecções relatadas; garantir que as vacinas sejam seguras, eficazes e distribuídas de forma eficiente, equitativa e gratuita; e proteger as populações em risco”.

Membro do conselho, a cientista brasileira Luciana Borio vive nos Estados Unidos desde o fim da década de 1980, de acordo com a BBC. É pesquisadora sênior de saúde global do Conselho de Relações Exteriores americano e já foi diretora de preparação médica e de biodefesa do Conselho de Segurança Nacional do país.

Brasileira vai integrar equipe de Biden de combate à Covid
A brasileira Luciana Borio vai integrar a equipe de combate à Covid – Foto: Reprodução

Também atou como cientista-chefe interina da Food and Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Além disso, segundo o comunicado, foi diretora do escritório de contraterrorismo e de ameaças emergentes e comissária assistente para política de contraterrorismo do Conselho de Segurança Nacional.

Leia mais

Luciano Huck e Sergio Moro negociam aliança para a eleição de 2022

Aliás, de acordo com a BBC, Borio era assessora da Casa Branca em maio de 2018 quando alertou que uma pandemia de gripe seria a principal ameaça à segurança sanitária do país. A afirmação foi feita durante uma palestra em um simpósio para marcar os 100 anos da pandemia de gripe espanhola. “Estamos preparados para responder a uma pandemia? Receio que a resposta seja não”, afirmou a cientista, segundo a emissora.

Brasileira vai integrar equipe de Biden de combate à Covid
Pesquisadora brasileira vive nos EUA desde a décaa de 1980 – Foto: Michael Reynolds/EFE – EPA – Arquivo

Naquele mês, de acordo com o portal G1, Trump decidiu fechar o departamento que era chefiado por Borio e que seria responsável pela resposta a uma nova pandemia. Em março deste ano, o presidente americano, por sua vez, afirmou que “ninguém sabia que haveria uma pandemia ou epidemia dessa proporção”.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz