Política

Brasileira vai integrar equipe de Biden de combate à Covid-19

Brasileira vai integrar equipe de Biden de combate à Covid
Pesquisadora vai ajudar novo governo dos EUA - Foto: Montagem/Alex Wong/Getty eCarolyn Kaster/AP Photo
Luciana Borio está entre os especialistas em saúde pública que vão compor a equipe.

A pesquisadora brasileira Luciana Borio está entre os especialistas em saúde pública que vão compor a equipe responsável por aconselhar o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, a vice, Kamala Harris, e o grupo de transição do governo a enfrentar a pandemia. 

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (9) em um comunicado assinado por Biden. “Lidar com a pandemia do coronavírus é uma das batalhas mais importantes que nosso governo enfrentará e serei guiado pela ciência e por especialistas“, afirmou o democrata.

Joe Biden e Kamala Harris adotaram estratégia pautada na ciência – Foto: Brian Cahn/ZUMA Wire
Democratas venceram as eleições americanas – Foto: Reprodução/ABC

Inclusive, adotar uma política de combate à pandemia amparada na ciência e balizada por profissionais da área, diferente da estratégia usada por Donald Trump, foi uma das principais promessas de campanha do presidente eleito.

Leia mais

Joe Biden é eleito o novo presidente dos Estados Unidos

Conheça Kamala Harris, primeira vice-presidente negra dos EUA

Segundo Biden, o conselho consultivo “ajudará a moldar a abordagem para gerenciar o aumento nas infecções relatadas; garantir que as vacinas sejam seguras, eficazes e distribuídas de forma eficiente, equitativa e gratuita; e proteger as populações em risco”.

Membro do conselho, a cientista brasileira Luciana Borio vive nos Estados Unidos desde o fim da década de 1980, de acordo com a BBC. É pesquisadora sênior de saúde global do Conselho de Relações Exteriores americano e já foi diretora de preparação médica e de biodefesa do Conselho de Segurança Nacional do país.

Brasileira vai integrar equipe de Biden de combate à Covid
A brasileira Luciana Borio vai integrar a equipe de combate à Covid – Foto: Reprodução

Também atou como cientista-chefe interina da Food and Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Além disso, segundo o comunicado, foi diretora do escritório de contraterrorismo e de ameaças emergentes e comissária assistente para política de contraterrorismo do Conselho de Segurança Nacional.

Leia mais

Luciano Huck e Sergio Moro negociam aliança para a eleição de 2022

Aliás, de acordo com a BBC, Borio era assessora da Casa Branca em maio de 2018 quando alertou que uma pandemia de gripe seria a principal ameaça à segurança sanitária do país. A afirmação foi feita durante uma palestra em um simpósio para marcar os 100 anos da pandemia de gripe espanhola. “Estamos preparados para responder a uma pandemia? Receio que a resposta seja não”, afirmou a cientista, segundo a emissora.

Brasileira vai integrar equipe de Biden de combate à Covid
Pesquisadora brasileira vive nos EUA desde a décaa de 1980 – Foto: Michael Reynolds/EFE – EPA – Arquivo

Naquele mês, de acordo com o portal G1, Trump decidiu fechar o departamento que era chefiado por Borio e que seria responsável pela resposta a uma nova pandemia. Em março deste ano, o presidente americano, por sua vez, afirmou que “ninguém sabia que haveria uma pandemia ou epidemia dessa proporção”.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar