Acontece

Clarice Lispector recebe título de cidadã pernambucana pela Alepe

Clarice Lispector - Foto: Reprodução
A escritora Clarice Lispector viveu a infância e parte da adolescência no Recife

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) concedeu o título honorífico de cidadã pernambucana, post mortem, para a escritora Clarice Lispector (1920-1977). A homenagem concedida este ano coincide com o momento em que se comemora seu centenário e em que foi declarada patrona da literatura em Pernambuco. A solenidade de oficialização está programada para o próximo dia 10 de dezembro, data em que a escritora completaria 100 anos.

Clarice Lispector viveu a infância e parte da adolescência no Recife – Foto: Reprodução

LEIA MAIS

Google Fotos vai remover backup ilimitado de imagens e vídeos

O pedido de concessão do título foi oficializado pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e tramitou na Alepe por proposição do deputado Marco Aurélio. Trata-se de um importante reconhecimento à escritora que viveu no Recife até os 14 anos, tendo em seus contos e crônicas a demonstração da sua ligação com a cidade.

“Mais do que qualquer outro autor brasileiro, a escritora, ucraniana de nascença mas de alma brasileira, já que chegou no país aos dois meses de vida, é um fenômeno literário. Sua escrita, com estilo intimista que popularizou as narrativas psicológicas, marcou a literatura do século XX. À frente de uma instituição que tem entre as suas missões salvaguardar a memória e a cultura, não poderia esquecer Clarice Lispector”, ressalta o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos.

Clarice Lispector é considerada um dos maiores nomes da literatura brasileira e estreou com o premiado romance “Perto do coração selvagem” (1943). Além de romancista, autora dos aclamados “A paixão segundo G.H.” (1964) e “A hora da estrela” (1977), firmou-se como grande contista graças a títulos como “Laços de família” (1960) e “A legião estrangeira” (1964). Sua produção inclui também obras para o público infantojuvenil e um vasto número de crônicas. Seus livros hoje são amplamente traduzidos e divulgados, o que faz com que Clarice Lispector seja comparada a Virginia Woolf, James Joyce e Katherine Mansfield.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz