Política

Congresso dos EUA terá número recorde de mulheres eleitas

Foto: Getty Images

As eleições dos Estados Unidos deste ano trouxeram diversas conquistas e avanços para o campo político do país. Além de elegerem o presidente mais votado da história e a primeira vice-presidente negra, o eleitorado norte-americano também elegeu para ocupar o Congresso o maior número de mulheres já registrado. A partir de janeiro, 141 mulheres ocuparão cadeiras no órgão, mais do que o recorde de 127 estabelecido em 2018, segundo dados do Center for American Women and Politics, da Rutgers University.

Joe Biden e Kamala Harris foram eleitos em uma das mais acirradas disputas da história dos EUA – Foto: Reprodução

LEIA MAIS

Harry Styles é primeiro homem a estampar sozinho uma capa da Vogue

Serão 116 deputadas das 435 vagas, mais do que as 102 eleitas dois anos atrás, nas eleições de meio de mandato. No Senado, serão 25 mulheres entre as 100 cadeiras – esse número deve cair quando Kamala Harris, senadora da Califórnia, assumir a vice-presidência, mas pode subir se a republicana Kelly Loeffler vencer o segundo turno no Estado da Geórgia.

O número de deputadas republicanas dobrou, subindo de 13 para pelo menos 26. As democratas eram 80, agora são 89. A proporção de mulheres no Congresso pode aumentar ainda mais nos próximos dias, já que a apuração de algumas disputas locais ainda não terminou.

Até o final dos anos 1970, o número de mulheres no Congresso oscilava e nunca passava de 20, mas a partir de 1981 iniciou-se uma tendência de crescimento ininterrupto e, a cada nova eleição, um novo recorde foi batido. No último pleito, em 2018, as mulheres do Legislativo fizeram história ao somar 127 cadeiras —26 no Senado e 101 na Câmara. Os números deste ano ainda podem sofrer variações, mas, segundo as projeções do CAWP, a nova marca histórica já está estabelecida.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar