Acontece

Pfizer finaliza testes de vacina e informa eficácia de 95%

Pfizer finaliza testes de vacina e informa eficácia de 95%
Imunizante apresentou eficácia de 95% - Foto: Dado Ruvic/Reutres
Anúncio foi feito nesta quarta-feira (18).

As farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram nesta quarta-feira (18) a conclusão dos testes da fase 3 de sua vacina contra a Covid-19, a BNT162b2. Segundo o comunicado, após esta última etapa, os resultados demostraram eficácia de 95% na prevenção à doença e, além disso, não houve efeitos colaterais graves nos voluntários que participaram da pesquisa. Foto

De acordo com a Pfizer, os estudos analisaram 170 casos confirmados do novo coronavírus. Os testes, aliás, também foram realizados com idosos acima de 65 anos. Nessa faixa etária, segundo a empresa, a vacina se mostrou mais de 94% eficaz.

Pfizer finaliza testes de vacina e informa eficácia de 95%
Farmacêuticas finalizaram testes da vacina – Foto: Reprodução

Os resultados da pesquisa ainda não foram publicados em revista científica mas a farmacêutica destacou que todos os dados de segurança exigidos pela Food and Drug Administration (FDA), a agência americana de saúde, para a Autorização de Uso de Emergencial foram alcançados.

Leia mais

Mundo volta a registrar maior número de mortes por Covid em 24h

Dessa forma, a Pfizer afirmou que pretende entrar com o pedido de uso emergencial da sua vacina “em poucos dias” nos Estados Unidos. O tempo exato, no entanto, não foi especificado.

Pfizer finaliza testes de vacina e informa eficácia de 95%
Resultados apontaram 95% de eficácia – Foto: Divulgação

Em julho, o país fechou um acordo com os dois laboratório para comprar 100 milhões de doses do imunizante ainda este ano. O valor desembolsado seria de aproximadamente US$ 2 bilhões. À epoca, Pfizer e BioNTech afirmaram, assim, que os EUA comprariam todas as doses produzidas em 2020.

Agora, a empresa informou, segundo o portal G1, que pretende produzir globalmente até 50 milhões de doses de vacina em 2020. Já até o fim de 2021, a expectativa é produzir 1,3 bilhão de doses.

Leia mais

Brasileira vai integrar equipe de Biden de combate à Covid-19

Nesta terça-feira (17), o Ministério da Saúde brasileiro informou que recebeu executivos da Pfizer para saber mais detalhes sobre a vacina. Inclusive, o Brasil é um dos países onde os testes forma realizados.

Empresas devem produzir 50 milhões de doses ainda em 2020 – Foto: Reprodução/Getty

“O objetivo é conhecer os resultados dos testes em andamento e as condições de compra, logística e armazenamento oferecidas pelo laboratório. A aquisição dos imunizantes deve ocorrer à medida em que os ensaios clínicos apontarem a total eficácia e segurança dos insumos e o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) for realizado”, afirmou a pasta.