Acontece

Cinco livros para refletir sobre a questão racial no Brasil

5 livros para refletir sobre a questão racial no Brasil
Obras abordam temática racial - Foto: Digitalskillet/Thinkstock
Obras foram indicados pelo time do Clube dos Autores.

Nesta sexta-feira, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra. Muitos autores brasileiros abordam a temática racial em suas obras e oferecem ao público material que permite refletir sobre a construção do país, as desigualdades e o racismo ainda existente na sociedade.

Para contribuir com debate, o time do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, selecionou cinco obras que abordam e discutem sobre o tema.

Confira, abaixo, os cinco livro indicados pela curadoria:

1 – O Debate Nacional do Preconceito e da Discriminação, de Conrado Luciano Baptista

5 livros para refletir sobre a questão racial no Brasil
Foto: Divulgação

Fundado em razões históricas, sociológicas e culturais, o preconceito é um fato na sociedade. Nesta obra, o autor apresenta uma ampla pesquisa sobre formas de materialização do preconceito e da discriminação, analisando dados estastíticos. E estuda a eficácia social dos objetivos fundamentais do Estado, elencados no artigo 3° da CRFB/1988, verificando se, de fato, é ou não eficaz socialmente, produzindo resultados e efeitos desejáveis.

Leia mais

Repórter do site Roberta Jungmann é finalista do Prêmio Jabuti

Livro Negra Sou retrata mulheres negras em profissões de destaque

2 – Branquitude, Música Rap e Educação. Compreenda de uma vez o racismo no Brasil a partir da visão de rappers brancos, de Jorge Hilton

5 livros para refletir sobre a questão racial no Brasil
Foto: Divulgação

O autor, ativista e pesquisador negro, se aventura nesse território musical, expondo e analisando a tensão racial existente. A obra busca trazer reflexões sob diversos pontos de vistas. O que eles e elas pensam sobre relações raciais e racismo? A autodeclaração racial que fazem, condiz com seus olhares de como a sociedade os percebe racialmente? Quais suas visões sobre privilégio branco? Conclui discutindo o papel da educação racial na mudança de pensamentos e atitudes, educação pela abolição do racismo, como processo fomentador da alteridade, sociabilidade e respeito às diferenças.

3 – Relações Étnico-raciais Educação e Sociedade, de John Land Carth

Foto: Divulgação

John Carth acompanhou de perto as transformações sociais e educacionais, vendo e vivendo próximo aos dilemas sociais. Nesta obra ele reúne textos que abordam a problemática da educação e da forma da sociedade brasileira em seus conflitos de ética e racismo, trazendo reflexões para entender melhor sobre as necessidades da sociedade neste momento.

Leia mais

Maju narra e celebra lançamento de audiolivro sobre Michelle Obama

Campanha inspirada em Taís Araujo une mulheres negras pelo país

4 – Relações Étnico-Raciais e Diversidade Cultural, Organização: Bruno G Fellippe

Foto: Divulgação

Trata-se de uma coletânea de artigos escritos por: Dulce Maria Pereira, Elaine dos Santos, Luciene Ribeiro da Silva e Regina Maria da Silva. As quatro professoras e pesquisadoras apresentam um pouco de seus estudos e pesquisas com referência às relaçõe étnico-raciais.5 – No Limiar das Raças: Sílvio Romero (1870-1914), de Cícero João da Costa Filho

Foto: Divulgação

Se o homem surgiu num único centro, qual a razão para as diferenças? O que explica e como se explica que seres da mesma espécie ao longo da história se diferenciam de tal modo que se torna impossível encontrar o ponto de partida deste surgimento? São respostas para estas e outras tantas perguntas sobre racismo que esta obra traz. Uma importante discussão em torno deste assunto.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz