Acontece

Cinco livros para refletir sobre a questão racial no Brasil

5 livros para refletir sobre a questão racial no Brasil
Obras abordam temática racial - Foto: Digitalskillet/Thinkstock
Obras foram indicados pelo time do Clube dos Autores.

Nesta sexta-feira, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra. Muitos autores brasileiros abordam a temática racial em suas obras e oferecem ao público material que permite refletir sobre a construção do país, as desigualdades e o racismo ainda existente na sociedade.

Para contribuir com debate, o time do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, selecionou cinco obras que abordam e discutem sobre o tema.

Confira, abaixo, os cinco livro indicados pela curadoria:

1 – O Debate Nacional do Preconceito e da Discriminação, de Conrado Luciano Baptista

5 livros para refletir sobre a questão racial no Brasil
Foto: Divulgação

Fundado em razões históricas, sociológicas e culturais, o preconceito é um fato na sociedade. Nesta obra, o autor apresenta uma ampla pesquisa sobre formas de materialização do preconceito e da discriminação, analisando dados estastíticos. E estuda a eficácia social dos objetivos fundamentais do Estado, elencados no artigo 3° da CRFB/1988, verificando se, de fato, é ou não eficaz socialmente, produzindo resultados e efeitos desejáveis.

Leia mais

Repórter do site Roberta Jungmann é finalista do Prêmio Jabuti

Livro Negra Sou retrata mulheres negras em profissões de destaque

2 – Branquitude, Música Rap e Educação. Compreenda de uma vez o racismo no Brasil a partir da visão de rappers brancos, de Jorge Hilton

5 livros para refletir sobre a questão racial no Brasil
Foto: Divulgação

O autor, ativista e pesquisador negro, se aventura nesse território musical, expondo e analisando a tensão racial existente. A obra busca trazer reflexões sob diversos pontos de vistas. O que eles e elas pensam sobre relações raciais e racismo? A autodeclaração racial que fazem, condiz com seus olhares de como a sociedade os percebe racialmente? Quais suas visões sobre privilégio branco? Conclui discutindo o papel da educação racial na mudança de pensamentos e atitudes, educação pela abolição do racismo, como processo fomentador da alteridade, sociabilidade e respeito às diferenças.

3 – Relações Étnico-raciais Educação e Sociedade, de John Land Carth

Foto: Divulgação

John Carth acompanhou de perto as transformações sociais e educacionais, vendo e vivendo próximo aos dilemas sociais. Nesta obra ele reúne textos que abordam a problemática da educação e da forma da sociedade brasileira em seus conflitos de ética e racismo, trazendo reflexões para entender melhor sobre as necessidades da sociedade neste momento.

Leia mais

Maju narra e celebra lançamento de audiolivro sobre Michelle Obama

Campanha inspirada em Taís Araujo une mulheres negras pelo país

4 – Relações Étnico-Raciais e Diversidade Cultural, Organização: Bruno G Fellippe

Foto: Divulgação

Trata-se de uma coletânea de artigos escritos por: Dulce Maria Pereira, Elaine dos Santos, Luciene Ribeiro da Silva e Regina Maria da Silva. As quatro professoras e pesquisadoras apresentam um pouco de seus estudos e pesquisas com referência às relaçõe étnico-raciais.5 – No Limiar das Raças: Sílvio Romero (1870-1914), de Cícero João da Costa Filho

Foto: Divulgação

Se o homem surgiu num único centro, qual a razão para as diferenças? O que explica e como se explica que seres da mesma espécie ao longo da história se diferenciam de tal modo que se torna impossível encontrar o ponto de partida deste surgimento? São respostas para estas e outras tantas perguntas sobre racismo que esta obra traz. Uma importante discussão em torno deste assunto.