Acontece

São Paulo recebe primeiras doses da CoronaVac

Carga de vacinas CoronaVac que chegou a SP - Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
A carga com 120 mil doses do imunizante desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos

O Brasil recebeu, nesta quinta-feira (19), as primeiras doses da CoronaVac. Ao todo, 120 mil doses do imunizante, produzido pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 7h35. Aliás, a operação foi acompanhada de perto pelo governador de São Paulo, João Doria. Além disso, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, e o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchtey, também estiveram no local.

Desembarque das primeiras doses da CoronaVac em SP – Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Dimas Covas, Jean Gorinchtey e João Doria – Foto: Divulgação/Governo de SP
Leia Mais

Salvador terá live de Réveillon com Gusttavo Lima e Ivete Sangalo

A CoronaVac é uma das quatro candidatas a vacina contra o coronavírus que estão sendo testadas no Brasil. Ainda assim, para ser aplicada na população, a vacina ainda precisa ser autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso só pode ocorrer após a conclusão da realização de testes. Aliás, sendo uma das vacinas em fase mais avançada, o governo de São Paulo firmou acordo para a compra de 46 milhões de doses e para a transferência de tecnologia para o Instituto Butantan.

Carga de vacinas que chegou a São Paulo – Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Carga de vacinas que chegou a São Paulo – Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Na madrugada desta quinta (19), o diretor-geral do Instituto Butantan, Dimas Covas, comemorou a chegada da vacina da Sinovac em solo nacional e disse que os testes clínicos da Coronavac estão avançados. A expectativa dele, aliás, é enviar os resultados da última fase dos estudos sobre a vacina para aprovação pela Anvisa ainda em 2020. “Ficamos, portanto, só no aguardo do registro da Anvisa. É a primeira vacina que aporta em solo nacional. Isso é importante: o Brasil já tem a sua vacina, que vai estar aguardando os trâmites junto à Anvisa e junto ao Ministério da Saúde para poder iniciar o programa de vacinação. E esperamos que comece aí em meados de janeiro no máximo até fevereiro e aguardamos as definições do Ministério da Saúde”, disse Dimas Covas ao Jornal da Globo.