Acontece

Famosos cobram justiça por homem negro assassinado no Carrefour

Famosos cobram justiça por homem negro assassinado no Carrefour
Thiaguinho, Bruno Gagliasso, Ludmilla e Leandra Leal - Foto: Montagem Reprodução
Personalidades se manifestaram pelas redes sociais.

Muitas personalidades vieram a público nesta sexta-feira (20) pedir justiça pela morte de João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos assassinado na noite desta quinta-feira (19) por dois seguranças de uma unidade da rede Carrefour, em Porto Alegre.

Um deles foi o músico Thiaguinho. Em seu perfil no Twitter, o cantor revelou que estava preparando um texto sobre conscientização, em alusão ao Dia da Consciência Negra celebrado nesta sexta, quando recebeu o vídeo que mostrava as cenas do crime.

Famosos cobram justiça por homem negro assassinado no Carrefour
Ludmilla foi um dos artistas que se pronunciaram – Foto: Divulgação

“Eu tava escrevendo um texto de conscientização… Mas aí chega um vídeo pra mim… E de novo, o sentimento que vem é o de REVOLTA! Não tem como ter outro sentimento no peito nesse momento…”, escreveu. E continuou: “Parem de nos MATAR! Parem de matar nossos pais, mães, filhos e irmãos… Pelo amor de Deus!!!! Eu não aguento mais tomar porrada até morrer…”.

A jornalista Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má, também falou sobre a dificuldade em saber da notícia justamente no Dia da Consciência Negra. “A crueldade de começar o 20 de novembro sabendo que um homem negro foi assassinado dentro de um supermercado”, disse. E acrescentou: “Aquilo que chamam de mimimi é de fato nosso choro sobre nossos corpos! Nos matam e depois ainda desqualificam nossas dores!”.

A cantora Ludmilla também questionou a falta de segurança para a população negra. “Queria poder dizer q é uma grande ironia um preto ser espancado até a morte bem às vésperas do dia da consciência negra, mas não. Até quando vamos ter que lutar pra sobreviver como se não fosse um direito, apesar de todos os nossos deveres? Não há o que celebrar”, escreveu.

O ator Bruno Gagliasso pediu que as pessoas brancas se envolvam na luta antirracistas. “Amigos brancos, dediquem uma parte da sua vida a aprender e assim ajudar a transformar a realidade do povo negro. Essas vidas importam e eles estão morrendo!”, disse, ao compartilhar um vídeo com os altos índices de mortalidade entre pessoas negras.

O mesmo vídeo, aliás, também foi compartilhado pela atriz Leandra Leal. Hoje, no Dia da Consciência Negra, acordamos com a notícia de que João Alberto Silveira Freitas foi agredido até a morte no Carrefour! O racismo existe, oprime e mata!!! Até quando??”, questionou.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes destacou a necessidade de combater o racismo estrutural. “Na véspera do Dia da Consciência Negra, marcado pelo preconceito racial, o bárbaro homicídio praticado no Carrefour escancara a obrigação de sermos implacáveis no combate ao racismo estrutural, uma das piores chagas da sociedade. Minha solidariedade à família de João Alberto”, disse.

Veja mais relatos abaixo: