Acontece

Grupo realiza protesto contra morte de João Alberto em Recife

Foto: Emília Lucena/Rádio Folha
Grupo se reuniu em frente à unidade do Carrefour na Zona Sul do Recife, neste sábado (21), para denunciar violência contra a população negra.

Manifestantes foram às ruas na manhã deste sábado (21), para protestar em frente a uma unidade do Carrefour em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O ato ocorreu após João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos, ser espancado e morto por dois seguranças brancos numa unidade da rede de supermercados em Porto Alegre, na última quinta-feira (19). Protestos semelhantes em frente à unidades do Carrefour têm acontecido nas capitais do Brasil desde a divulgação do assassinato.

O ato foi organizado por vários grupos, entre eles a Articulação Negra de Pernambuco. O protesto também teve a presença de instituições sindicais e grupos como o Fórum de Mulheres de Pernambuco.

Protesto reuniu manifestantes em frente ao Carrefour de Boa Viagem – Foto: Emília Lucena/Rádio Folha

LEIA MAIS

“Não existe racismo no Brasil”,diz Mourão sobre morte no Carrefour

Cerca de 300 pessoas protestaram pacificamente no local com bandeiras, faixas e cartazes. O grupo defendeu o boicote à rede de supermercado após o ocorrido. Frases como “vidas negras importam” e “fogo nos racistas” foram escritas na calçada e no asfalto em frente ao estabelecimento.

Polícia Militar estave no local, acompanhando o protesto de longe. Contudo, durante o ato, alguns manifestantes derrubaram grades, cancelas e entraram no estacionamento da loja. Houve um início de tumulto, contido pela Polícia Militar, que usou spray de pimenta para dispersar a confusão.

Além dos mais de 10 carros da Polícia Militar, um helicóptero da Secretaria de Defesa Social sobrevoou o local durante a confusão.