Acontece

Reclamações na Black Friday crescem 45% já no início do evento

Dia de Black Friday em shopping do Recife - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
Grandes empresas lideram o ranking de queixas.

O site Reclame Aqui já registrou 4.850 reclamações na Black Friday. O monitoramento iniciou na última quarta-feira (25), até as 6 horas desta sexta-feira (27). Segundo a plataforma, o volume é 45% maior em comparação com o mesmo período do ano passado, com média de 115 reclamações por hora.

Em nota, o site afirma que os dados refletem a preferência dos consumidores em realizar compras próximo ao dia oficial de promoções. “Durante a madrugada foram registradas poucas reclamações, o que vem ao encontro do que os consumidores afirmaram na pesquisa de pré-Black Friday realizada pelo Reclame Aqui, onde cerca de 30% dos consumidores disseram que aproveitariam para comprar a partir das 18h de quinta-feira, e não o horário da madrugada”, dizia o texto.

Segundo a plataforma, o marketplace das Lojas Americanas lidera as reclamações neste primeiro balanço, com 249 entradas no site. Em seguida, aparecem Kabum (164), Magazine Luíza (138) e Casas Bahia (127).

Completam o ranking, ainda, Submarino (117), Ame Digital (112), Lojas Renner (103), Lojas Americanas – loja online (100), Riachuelo (97) e Mercado Livre (68).

Veja o movimento nos shoppings do Recife: