Acontece

Milhares protestam na França contra polêmica lei de segurança

Protesto em Paris - Foto: Divulgação
Projeto proíbe a filmagem e divulgação de ações policiais, sob pena de multa e prisão

Paris registrou momentos de grande tensão neste sábado (28), quando manifestantes e policiais se enfrentaram durante um protesto contra a polêmica lei de segurança. O projeto, aliás, proíbe a filmagem e divulgação de imagens de ações policiais com a intenção de prejudicar agentes. A pena pode chegar a um ano de prisão e multa de 45 mil euros.

Protesto em Paris – Foto: Reuters
Leia Mais

Reclamações na Black Friday crescem 45% já no início do evento

Os protestos se intensificaram após um produtor musical negro ser espancado por policiais, no último sábado (21), por não usar máscara. O incidente gerou grande revolta da população e até do presidente francês Emmanuel Macron. Ele afirmou, em suas redes sociais, que as imagens da ação são inaceitáveis e exigiu punição aos agentes. Com isso, críticos ao projeto de lei alegam que, se aprovada pelo Senado, a França corre risco de ser acrescentada à lista de países que violam a liberdade de imprensa. O grupo, aliás, é formado por sindicatos, organizações de direitos humanos, associações de imprensa e, até mesmo, membros da guarda municipal.

Manifestantes protestam em Paris – Foto: Reuters
Manifestantes protestam em Paris contra lei de segurança – Foto: EFE/EPA

“Ela promove uma impunidade policial que já está bem presente com um governo que não se importa com os meios para atingir seu objetivo de restaurar a ordem”, declarou manifestantes. Aliás, a maioria das pessoas que saíram às ruas para protestar eram jovens e levavam cartazes com dizeres como “salve vidas, filme a polícia”. Além disso, quando os manifestantes chegaram próximo à Bastilha, algumas pessoas encapuzadas destruíram material urbano e a polícia reagiu com bombas de gás lacrimogêneo.

Manifestantes e polícia se enfrentaram – Foto: Benoit Tessier/Reuters
Alguns manifestantes atearam fogo em carros – Foto: Reuters
Polícia reage a depredação de manifestantes – Foto: Alain Jocard/AFP
Manifestantes e polícia se enfrentaram – Foto: Divulgação