Acontece

Itália proíbe viagens no Natal e ano novo para conter Covid-19

Veneza, na Itália - Foto: Reuters/Manuel Silvestri
País ainda deve anunciar extensão do toque de recolher nacional até a metade de janeiro

O governo italiano sancionou, nesta quinta (3), um decreto-lei que restringe a mobilidade no país durante os feriados de Natal e Ano-Novo, como parte das medidas para combater a propagação da covid-19. A restrição, que almeja prevenir uma nova onda de surtos, passa a valer em todo o país entre os dias 21 de dezembro e 6 de janeiro e proíbe cidadãos de circular de uma região para outra, exceto em casos de saúde ou a trabalho.

Foto: Andreas Solaro/AFP

LEIA MAIS

Jaime Alheiros é novo o presidente do Porto do Recife

A proibição havia sido antecipada pelo ministro da Saúde, Roberto Speranza, na quarta-feira, em uma audiência no Senado. Na ocasião, ele anunciou que o governo garantiu mais de 200 milhões de doses de vacinas para covid-19. Com isso, a Itália se torna o 1º país da Europa a anunciar uma proibição de deslocamento durante o recesso de fim de ano.

O governo de Giuseppe Conte decidiu limitar as viagens para evitar que o vírus volte a se disseminar no país. Depois de registrar números não vistos desde a fase inicial da pandemia, a Itália conseguiu reduzir as infecções e as mortes relacionadas à doença nos últimos dias.