Acontece

Cientista de 15 anos é eleita 1ª “Criança do Ano” da Revista Time

Gitanjali Rao - Foto: Reprdição/Times/Instagram
Gitanjalo Rao criou um aplicativo para combater o cyberbullying e trabalha em um detector de poluentes em água

A revista americana Time elege a personalidade que teve mais destaque no ano, a Person of The Year, tradicionalmente todos os anos. Em 2020, pela primeira vez na história, uma criança ocupará o lugar de destaque no periódico. A americana Gitanjali Rao, cientista e inventora de 15 anos,  foi nomeada a primeira “Criança do Ano”, título que ela pretende usar para inspirar outras pessoas a terem ideias que “resolvam problemas do mundo”.

Gitanjali Rao foi escolhida entre 5 mil crianças e adolescentes pela “Time” – Foto: Reprodução

LEIA MAIS

Fotógrafos lançam exposição virtual com olhares sobre a quarentena

Rao inventou, entre outras coisas, um dispositivo que consegue identificar a presença de chumbo na água, e um aplicativo e extensão para o Google Chrome capaz de detectar cyberbullying.

Nascida em Lone Tree, Colorado, nos Estados Unidos, Gitanjali frequenta uma escola especializada em STEM (sigla que, em inglês, significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a STEM School Highlands Ranch. Em 2017, ela venceu o Discovery Channel Young Scientist Challenge, concurso de ciência e engenharia para jovens, administrado pela Discovery Education. Em 2020, também foi reconhecida pela revista Forbes por suas inovações e foi nomeada Top Young Innovator (Top Jovem Inovador) pela TIME.

Para o título de destaque esse ano, ela foi escolhida entre mais de 5 mil crianças americanas entre 8 e 16 anos indicadas. “Minha mensagem é: se eu consegui, qualquer um consegue”, afirmou numa entrevista publicada pela revista, na qual a adolescente admite que não se parece nada com “uma típica cientista”, já que os cientistas que ela vê na televisão são sempre “homens velhos e brancos”.