Acontece

Seis novos Patrimônios Vivos de Pernambuco são eleitos

Foto: Montagem
Eleição foi realizada durante reunião on-line do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural

Seis novos Patrimônios Vivos foram eleitos nesta sexta (4) através do XV Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco. Mestre Saúba (Jaboatão dos Guararapes), Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira (Nazaré da Mata), Mestre Aprígio (Ouricuri), Mestre Nado (Olinda), Assis Calixto (Arcoverde) e Tribo Indígena Carijós do Recife foram agraciados com a honraria. Com os novos eleitos, Pernambuco agora conta com 69 Patrimônios Vivos titulados.

Mestra Ana Lúcia, de Olinda, é uma das agraciadas como Patrimônio Vivo do Estado – Foto: Jan Ribeiro/ Secult-PE

LEIA MAIS

Peças de Francisco Brennand são furtadas do Parque das Esculturas

A eleição de mestres e mestras e dos grupos aconteceu durante uma reunião virtual do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC). “A escolha dos novos Patrimônios Vivos de Pernambuco reforça ainda mais o conjunto de ações de valorização dos nossos mestres, mestras e grupos tradicionais e detentores do saber, que se constituem um dos principais eixos da política pública de cultura do nosso Estado”, destacou o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, ressaltando que nesta edição existem vencedores representantes da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Entre os requisitos apontados pelos conselheiros, estão os saberes de cada um dos mestres, a contribuição para a formação cultural e o tempo de existência. Desta forma, Os vencedores passam a receber bolsa vitalícia de R$ 1.600, no caso de pessoa física, e R$ 3.200 no caso de grupos/pessoas jurídicas. O objetivo do prêmio é reconhecer, estimular e proteger iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sociocultural e profissional dos mestres e das mestras e grupos de notório saber, almejando a transmissão de seus conhecimentos e de suas técnicas para alunos ou aprendizes, através de programas de ensino e aprendizagem apoiados ou executados diretamente pela Secult-PE e Fundarpe.