Acontece

“Envelhecer é uma merda”, desabafa Debora Bloch

Debora Bloch confessou ter feito um aborto aos 20 anos de idade - Foto: Reprodução/TV Globo
Atriz fez vários elogios ao filme "Aquarius", de Kléber Mendonça Filho

Em entrevista a revista TPM, Debora Bloch, a eterna “Bete Balanço”, falou sobre a idade, relembrou a carreira, criticou o machismo e abriu o jogo sobre a sua relação com o corpo. Aos 53 anos, a atriz questiona a forma como a sociedade brasileira encara o passar dos anos. “Envelhecer é uma merda porque a gente vive numa sociedade que cultua muito a juventude e não dá o devido valor à sabedoria e à experiência. Mas tem um lado bom: o tempo é um aliado do ator. Quanto mais vivência ele acumula, mais material ele tem para trabalhar. Estou me preparando há anos para um papel como o da Elisa, o mais difícil da minha carreira.”, desabafou a atriz.

Durante o papo, a atriz fez vários elogios a “Aquarius”, filme do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho que concorreu à Palma de Ouro em Cannes este ano. “Kleber prestou um serviço a todas as mulheres nesse filme. Ali você vê Clara [Sonia Braga], uma mulher de 60 anos, bela, independente, sexualmente ativa, sem precisar viver com um homem para ser feliz. Acho muito mala essa coisa da Bridget Jones, da mulher que passa a vida sofrendo, correndo atrás do príncipe encantado. Precisamos de mais Claras nas telas do cinema”, defende.

 

Debora Bloch em Foto: Debora Bloch em “Bete Balanço”, filme de 1984
Créditos: Reprodução

Feminista declarada, Debora confessou ter feito um aborto aos 20 anos de idade e se mostrou a favor da descriminalização do procedimento. Também disse estar assustada com o surgimento de um movimento “careta, reacionário e retrógrado”. “Como ainda pode existir, nos dias de hoje, alguém com um pensamento fascista como o Jair Bolsonaro?”, questionou.

Na entrevista, Débora também revelou que usa o mesmo manequim 38 desde 1984. “Mas tem peças que hoje só cabem na minha filha. Eu olho e penso: ‘Como é que eu já entrei nessa roupa?’”, brinca. Adepta ao pilates, natação e musculação, conta ter prazer em fazer exercício físico e cuidar da alimentação. “Essa coisa da disciplina é herança dos tempos de balé na adolescência. E meu trabalho exige isso porque a TV te engorda, te aumenta.”, disse.