Acontece

Vilaça prestigiado nas celebrações de meio século da APL

Vilaça fez discurso emocionante ao relembrar do filho e da mulher durante homenagens - Foto: Úrsula Freire
Academia Pernambucana de Letras reabriu parte do casarão que estava em reforma

O escritor e ensaísta, membro da Academia Pernambucana de Letras (APL) há 50 anos, Marcos Vinicios Vilaça foi o grande homenageado da instituição, que armou cerimônia na noite dessa segunda (12) com salão lotado de acadêmicos. As saudações foram feitas pelo membro da APL, José Paulo Cavalcanti, e pelo imortal da ABL, Merval Pereira, que, embora este último não tenha comparecido ao evento, fez questão de deixar seu discurso acadêmico sob leitura da amiga e também membro da APL, Lecticia Cavalcanti.

Fátima Quintas e Margarida Cantarelli entre as que comandaram a mesa da noite de celebração

Foto: Fátima Quintas e Margarida Cantarelli entre as que comandaram a mesa da noite de celebração Crédito: Úrsula Freire

José Paulo, também advogado e escritor, fez questão de citar o quanto admira o homenageado: “Vilaça é um homem múltiplo, um homem reto, apesar das dores de coluna. Um homem plural e singular ao mesmo tempo”, relatou.

Na ocasião, Vilaça agradeceu a presença dos presentes e se emocionou ao lembrar as mortes da esposa, Maria do Carmo, e do filho Marcantonio Vilaça. “Sinto falta do meu filho que deve continuar na sua peregrinação nas coleções de arte do céu. A ausência dele e de Maria do Carmo são as saudades mais fortes que tenho na vida”, disse, em tom que comoveu todos os convidados.

O empresário e político Armando Monteiro Filho e a mulher, Do Carmo, fizeram questão de prestigiar Vilaça

Foto: O empresário e político Armando Monteiro Filho e a mulher, Do Carmo, fizeram questão de prestigiar Vilaça Crédito: Úrsula Freire

Entre os que foram prestigiar o imortal da Academia: Armando Monteiro Filho e a esposa, Do Carmo, Gustavo Krause, Taciana Mendonça, Márcio Canuto e Sônia Freyre.

Em tempo; a solenidade também marcou a reabertura de parte do casarão, que estava em reforma há 1 ano. A APL conseguiu verba de R$ 2 milhões do BNDES. Haverá visitas guiadas, a partir do dia 17 de janeiro, em grupos, ao solar de estilo neoclássico do século XIX. O acervo contempla objetos de época (mobiliário, louças), além de uma vasta pinacoteca (pinturas assinadas por artistas pernambucanos).