Acontece

Fim de uma era: revistas ícones desaparecem do mercado editorial

A Abril começou a implementar cortes de pessoal e títulos

Com informações da Folhapress

A Abril começou a implementar cortes de pessoal e de títulos, nesta segunda-feira (6), após entregar, há duas semanas, a gestão do grupo à consultoria de reestruturação Alvarez & Marsal. Segundo a Folha de São Paulo, em todo o grupo, devem ser dispensados 570 profissionais até quarta-feira (8).

Ainda de acordo com a publicação, devem ser descontinuadas as revistas Mundo Estranho, Ellen Cosmopolitan, Casa Claudia, Arquitetura & Construção, Minha Casa e Boa Forma. Em um comunicado, que anuncia a reformulação, a Abril afirma que passará a “concentrar seus recursos humanos e técnicos em suas marcas líderes: Veja, Veja São Paulo, Exame, Quatro Rodas, Claudia, Saúde, Superinteressante, Viagem e Turismo, Você S/A, Você RH, Guia do Estudante, Capricho, M de Mulher, VIP e Placar”. Eles não detalham quais títulos sobreviverão em versão impressa.

Segundo a nota, os 15 títulos “somam audiência qualificada de 125 milhões de visitantes únicos por mês” (quantidade que superaria os 120,7 milhões de pessoas que acessaram toda a internet brasileira nos últimos três meses, de acordo com o CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil). Confira, abaixo, o comunicado:

“Abril anuncia reformulação

O Grupo Abril comunica que, como parte do seu processo de reestruturação, está reformulando o portfólio de marcas da editora com o objetivo de garantir sua saúde operacional em um ambiente de profundas transformações tecnológicas, cujo impacto vem sendo sentido por todo o setor de mídia.

O processo tornou-se obrigatório para assegurar a continuidade da empresa e garantir seu futuro dentro das circunstâncias impostas por uma economia e um mercado substancialmente menores do que os que trouxeram a Abril até aqui.

Em consonância com sua trajetória e relevância na imprensa brasileira, a Abril reafirma o seu compromisso de manter vivo o jornalismo de qualidade. Uma imprensa forte, livre e idônea em seus princípios é essencial para o desenvolvimento do Brasil e o único antídoto contra desinformação e fake news.”

Com isso, a empresa passará a concentrar seus recursos humanos e técnicos em suas marcas líderes: Veja, Veja São Paulo, Exame, Quatro Rodas, Claudia, Saúde, Superinteressante, Viagem e Turismo, Você S/A, Você RH, Guia do Estudante, Capricho, M de Mulher, VIP e Placar. Marcas que somam audiência qualificada de 125 milhões de visitantes únicos por mês e 5,2 milhões de circulação nas versões impressa e digital por mês, além de centenas de eventos.

Aos profissionais que atuaram nos títulos que estão sendo descontinuados, nosso agradecimento pela dedicação e pelo profissionalismo”.