À mesa

Dica do Verão: saiba como harmonizar petiscos com cerveja

Determinadas comidas intensificam e destacam o sabor da bebida que é preferência nacional - Foto: Divulgação
Determinadas comidas intensificam e destacam o sabor da bebida que é preferência nacional

Com a chegada do verão, inicia a temporada de petiscos e cerveja. Mas engana-se quem pensa que harmonização entre bebida com comida é aplicável somente aos vinhos. Existem diversos tipos de rótulos de cerveja diferentes e saber o que comer na hora de beber ajuda a intensificar, também, o sabor do estilo de cerveja.

Entre os tipos de cerveja: Lager, Witbier e Golden Ale, são algumas das mais consumidos. “A Lager é uma cerveja de sabor mais suave e de baixo amargor, que agrada o paladar mais sensível. Já a Witbier tem um sabor ainda mais suave que o da Lager, por possuir cascas de laranja e sementes de coentro, sobressaindo o gosto frutado que dá muita refrescância”, diz Thomé Calmon, um dos sócios da cervejaria artesanal pernambucana DeBron Bier.

As cervejas de tipo ‘Lager’ harmonizam muito bem com diversos tipos de petisco, como por exemplo, pastel, que pode ter diversos recheios e queijos macios como brie e gruyeré. No Chalé.92, o tradicional pastelzinho aparece no menu recheado com costela no bafo e queijo coalho. Peixes, frutos do mar e aves também são outras opções que harmonizam com o rótulo.

“A Golden Ale é mais forte das três, tanto em termos de teor alcóolico quanto em amargor, pois possui um fermento especial em sua composição”, esclarece Thomé. Para os frutos do mar, lagosta e camarão combinam muito bem, assim como sushis e sashimis. Todos os tipos de carne harmonizam bem inclusive os mais intensos como ovelha e cordeiro, principalmente quando bem apimentados.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar